5 Ideias de Eventos Corporativos para o mês de Dezembro!
Os encontros corporativos podem ter inúmeras finalidades, por isso, defina qual será a principal. Pode ser comemorar a conquista de metas, integrar novos grupos às equipes mais antigas, reconhecer o valor de um projeto desenvolvido pelos colaboradores, entre outras.
Após determinar o perfil entre tantos tipos de eventos, procure saber o que as pessoas gostariam de fazer no dia do evento. É importante que todos se sintam à vontade para opinar sobre itens como alimentação, som ambiente, decoração e demais recursos.
Essa pesquisa também pode auxiliar na determinação da melhor data e horário do evento. Como o objetivo é fazer com que o máximo de pessoas participem, vale a pena descobrir qual momento beneficia a grande maioria dos funcionários e/ou parceiros.
Um bom evento não é feito apenas de conversas e brincadeiras. Dependendo da duração, é importante pensar em serviços que forneçam alimentação adequada ao perfil do encontro. As opções vão desde cardápios elaborados até as práticas e deliciosas finger foods.
Nem sempre o serviço mais caro é o melhor, portanto, compare benefícios e, se possível, faça degustações. Também verifique os depoimentos deixados por outros clientes e garanta fontes confiáveis em relação à qualidade dos fornecedores do evento.
Evento é sinônimo de acontecimento ou de ação, como o deslocamento de pessoas a determinada localidade para assistir, participar ou palestrar um determinado acontecimento. Os eventos corporativos surgiram a partir do momento em que os empresários viram a necessidade de interagir com parceiros comerciais e também de integrar seus próprios funcionários, para obter um crescimento em potencial da empresa. Sua origem não tem data exata, mas no Brasil, esse tipo de evento ganhou força a partir da década de 1950, com o desenvolvimento industrial local, onde a empresa teve um marcante crescimento. Com esse crescimento começou o concorrência entre as empresas, e os empresários precisavam descobrir uma forma da empresa se destacar no mercado. A solução foi criar um evento onde a empresa pode mostrar seu potencial para o mundo, O primeiro evento registrado na historia foram os Jogos Olímpicos da Antiguidade, realizados pela primeira vez em 776 a.C, em Olímpia na Grécia. Já o primeiro evento com caráter informativo foi um congresso realizado em Corinto na Grécia em 377 a.C. Esse congresso reuniu todos os delegados das cidades Gregas, que elegeram Felipe o generalíssimo da Grécia nas lutas contra a Pérsia. Hoje em dia, as empresas organizam os eventos corporativos para obter vendas e novos negócios, compartilhar informação, relacionamento, fortalecimento da marca e divulgação de novos produtos. Os públicos que os eventos corporativos irão atingir serão: target/ stakeholders, publico.
5 tipos de eventos para empresas
Conheça agora a lista que preparamos para você com cinco tipos de eventos corporativos para empresas e seus objetivos:
1. Confraternização
A confraternização é o tipo de evento interno mais conhecido e também o mais praticado pelas empresas. Trata-se de um momento com propósito básico de integração. De maneira geral, a empresa leva os colaboradores a um local diferente, afastando-os do ambiente de trabalho para que possam se divertir e se conhecer de maneira mais informal.
É um bom formato para fortalecer a união da equipe e dissipar eventuais conflitos que surgem devido à pressão do escritório. Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado para que a liberdade dessa situação não leve os colaboradores a agir de maneira inadequada. Do contrário, ao voltar à rotina de trabalho, vão aparecer algumas “saias justas”.
Os elementos básicos para uma boa confraternização são:
- o local adequado, que pode variar conforme o perfil dos colaboradores: uma chácara ou um buffet, por exemplo;
- música;
- comida e bebida: com especial atenção à questão de servir bebidas alcoólicas ou não;
- atividades recreativas: como jogos, esportes, karaokê e amigo secreto.
2. Evento de lançamento
Os eventos de lançamento, como o nome já diz, são focados no lançamento de determinado produto.
Tal evento pode ocorrer na forma de um coquetel, live, show, ativação, dentre outros formatos.
Com esse tipo de evento é possível, ao mesmo tempo, chamar atenção internamente para o novo produto lançado, além de reunir possíveis clientes, investidores e a sociedade em geral.
Ebook Guia de eventos corporativos
3. Palestra
A palestra é um evento que pode ter dois objetivos diferentes: motivar ou informar.
A escolha de uma ou outra deve levar em consideração o que sua equipe precisa no momento. Tenha em mente que isso vai alterar a escolha do palestrante.
Para organizar uma palestra, é preciso de:
- um local adequado, que possa acomodar todos os participantes sentados, com espaço para possíveis dinâmicas e interações em pé, além de uma boa acústica;
- o palestrante, cuja fala deve estar alinhada com a cultura da empresa. Cuidado para não contratar um palestrante que vai contradizer os valores e práticas da organização.
4. Workshop
O workshop tem mais ou menos as mesmas funções da palestra, porém, com um elemento distinto: a participação ativa da sua equipe.
É um dos tipos de eventos mais interativos, pois, enquanto aprendem, os colaboradores aplicam esse conhecimento na prática. Pode ser uma boa alternativa para promover um momento de relaxamento para aquelas equipes que trabalham sob alta pressão.
E aqui vai um ponto interessante: o workshop nem sequer precisa estar relacionado ao trabalho. Se a intenção é aliviar o nível de estresse dos colaboradores, é até melhor que ele seja de outro tema completamente diferente, mas que tenha reflexo na rotina de trabalho dos colaboradores.
Para organizar o workshop, você precisa providenciar:
- o espaço — pode ser na própria empresa, desde que tenha as condições necessárias para abrigar a atividade que será desenvolvida;
- o responsável por ministrar o workshop;
- os materiais necessários para que sua equipe possa realizar as práticas propostas.
5. Visita à empresa
Um evento externo, como a organização de visitas à empresa, também pode ser uma forma de fortalecer a imagem do empreendimento junto aos colaboradores. Muitos funcionários — especialmente em cargos operacionais — não têm uma perspectiva clara do que a empresa faz e de como ela se relaciona com os clientes.
Ao trazer esses clientes para dentro dela, o colaborador passa a ter consciência da importância do seu próprio trabalho e do que significa fazer parte dessa organização. Porém, ao mesmo tempo, um evento desse tipo exige uma organização impecável. Afinal de contas, o cliente está envolvido.
Portanto, tudo que acontece durante a visita também impacta a imagem que ele tem da sua empresa. Imagine o que poderia acontecer se, durante uma visita de clientes a uma fábrica, um dos operários sofresse um acidente de trabalho? Isso poderia afetar negativamente sua posição no mercado.
Tendo isso em vista, para realizar um evento desse tipo, é preciso garantir que:
- todos os colaboradores estejam trajados adequadamente e, se for o caso, usando os EPIs (embora, é claro, isso deva acontecer independentemente da visita);
- os espaços de trabalho estejam limpos e organizados;
- a equipe esteja trabalhando de maneira eficiente, para transmitir segurança aos clientes.
Não se esqueça de que os elementos apontados para organizar cada evento são apenas o mínimo necessário. Ou seja, um bom evento corporativo precisa de muitos outros detalhes, como:
- elaboração da agenda;
- seleção de fornecedores;
- divulgação adequada;
- cuidados com a segurança dos participantes.
- planejamento
- logística
- consultoria
- experiências
- atenção ao pré, durante e pós evento
O que você achou dos cinco tipos de eventos para empresas que apresentamos neste post? Esse é apenas o começo de uma lista bem maior — para saber tudo sobre, veja este guia completo para logística de comemorações empresariais.
Seja qual for o formato que você pretende fazer, tenha em mente que ele vai se refletir na imagem da sua organização — diante dos colaboradores, dos clientes, dos fornecedores e dos acionistas.
Por esse motivo, é importante conhecer maneiras de garantir o sucesso de qualquer evento. Leia mais posts como este no blog da Copastur!