Webinar: As empresas estão preparadas para o mundo online?
Você conhece o Webinar? Como o próprio nome sugere Webinar é um seminário online, podendo ser gravado ou ao vivo. Por ser possível a interação com participantes através de um chat, é muito utilizada para geração de conteúdo qualificado.
Uma das vantagens deste formato é a possibilidade de programar conteúdo para pessoas que se encontram em todas as etapas do funil de vendas. Desde a pessoa que ainda não teve contato com sua empresa e que pode ter acesso a um conteúdo mais educativo, a pessoas que já tem um grau de relacionamento maior e que podem se beneficiar do contato com um especialista da área, trazendo excelentes resultados a sua estratégia.
Outra vantagem é que o Webinar pode ser gravado como conteúdo permanente na página da empresa, ficando acessível a um público maior. Além disso, os materiais complementares podem ser produzidos, tais como: infográficos, e-books e até mesmo white papers.
Assim como em um evento presencial, para o sucesso de um Webinar o ponto mais importante é o planejamento. Abaixo algumas dicas da equipe especializada em webinar do Experience Lounge.
- Qual seu objetivo? Ao responder esta pergunta você consegue definir não só o tema como também o tipo de abordagem e o público que pretende ser alcançado. Você deve sempre levar em consideração qual fase do funil de vendas seu público está para definir entre conteúdos educativos ou promocionais. Outro ponto é que nem sempre uma empresa precisa fazer um webinar sobre sua área de atuação, ela pode trazer temas de interesse do seu público, o que irá cativá-lo ainda mais.
- Escolha seus palestrantes: Se o seu objetivo é um aumento de leads para posterior qualificação, palestrantes já reconhecidos do mercado podem ajudar nesta missão. Se sua empresa quer atingir um público já consumidor de sua marca, os especialistas de sua área com certeza serão as melhores escolhas.
- Agenda: Divulgar com antecedência é estratégico para o sucesso porque no ambiente digital você estará competindo com diversos outros eventos online. Uma dica para aproveitar melhor o alcance deste evento é deixá-lo disponível por mais 24 horas após sua realização.
- Divulgação: Capriche na divulgação, aproveite a popularidade das redes sociais, crie landing page específicas e anúncios patrocinados. Ações de e-mail marketing também são válidas como lembrete do evento.
- Escolha o local para gravação do evento: Em um webinar o investimento em um espaço profissional e de qualidade é fundamental para manter a audiência. Realizar testes antes do evento para evitar problemas em tempo real é fundamental. Nada pior do que um evento “travando”, sua audiência dispersar e nem sempre ela irá retornar.
- Faça um excelente pós-evento: Neste momento, é hora de se diferenciar dos outros players. Tenha uma lista dos participantes e envie um email de agradecimento, assim como uma pesquisa para avaliar se os objetivos foram atingidos. Vale mandar o link do evento para que seja possível assistir novamente ou um residual, com os principais pontos abordados. E se possível faça esse material ser assinado pelo diretor da empresa, o que passa confiabilidade e respeito pelo participante.
Quer fazer um Webinar de sucesso? Fale com o Experience Lounge. Temos o espaço ideal para realização de webinars, com equipe profissional apta a auxiliar empresas a alcançarem seus objetivos com excelência.