Você sabe o que é Persona?

Persona
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Com certeza quem trabalha com marketing digital sabe responder a esta pergunta, mas nem todos estão habituados a entender o que é persona.

Para o marketing digital a persona é o receptor da sua comunicação, ou seja, toda a sua estratégia de comunicação deverá ser pautada para entregar a melhor mensagem para esta pessoa.

Mas persona e público-alvo não é a mesma coisa? Não.

No marketing off line trabalhamos com o público-alvo, ou seja, algumas referências básicas para nos ajudar selecionar o nosso público e direcionar melhor nossa mensagem.

No caso, por exemplo, para lançar um produto para lançar um novo produto para o mercado você responderia a estas perguntas:

  1. Gênero
  2. Classe Social
  3. Faixa Etária
  4. Praça (local onde pretende colocar o produto à venda)

Com estas 04 perguntas você com certeza conseguiria desenhar uma campanha para um anúncio em veículo de grande porte.

No marketing digital deixamos a superficialidade para focar em algo mais concreto, a Persona, Vale ressaltar que quanto maior for o esforço para criar a persona, melhor seu resultado.

Vamos ao exemplo: a empresa XPTOY quer lançar um novo produto no mercado, voltado para o público feminino.

A Persona para o produto desta empresa são mulheres acima de 30 anos e com bom poder aquisitivo.

Podemos pensar na faixa etária, hobbies, lugares que frequenta, alguma característica comum a este grupo, enfim, quanto mais sua imaginação inserir informações mais perto você está da sua persona real e mais assertiva sua mensagem.

Imagina que depois de um brainstorm seu grupo conseguiu chegar a esta persona:

Ana tem 35 anos, solteira, formada em marketing e solteira. Atua na gerência de marketing de uma multinacional, mora sozinha, mas possui pets. Adora cozinhar e assiste programas de gastronomia. Não possui carro e usa transporte por aplicativo.

Quais os insights que você teria?

–  Pertence a geração dos Millennials que tem características a busca de um bem maior e uma sociedade mais justa. Empresas que apostam nessas bandeiras, inclusive, saem na frente na disputa;

– Investem em produtos para seus hobbies e ser é mais importante que ter.

– Pets são importantes para a comunicação deste grupo.

Sabendo disso a sua comunicação fica mais completa, você consegue entender os valores e as expectativas que tem das empresas que ofertam produtos.

Por exemplo se o produto for da área de beleza e a empresa não realiza teste em animais, utiliza embalagens descartáveis e foca na sustentabilidade, consegue ter impacto para Ana que pagaria mais para ter estes benefícios coletivos.

Invista no brainstorm, busque ferramentas que podem ajudar você a montar a persona e sucesso.

Quanto mais direcionada for sua mensagem, maior a chance de engajamento.

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