Você Sabe o Que é Gamificação e Como Aplicá-la na Integração de Novos Colaboradores Online ?

online
5 minutos para ler

Uma característica muito interessante do ser humano é o seu espírito competitivo. Isso foi fundamental para a evolução da nossa espécie e tenha certeza que boa parte de nossos talentos se devem ao aprendizado do “homo sapiens”, disputando com outros animais comida e lutando pela sobrevivência como gamificação e integração de novos colaboradores online.

Já reparou em como a gamificação está presente no seu dia a dia?

O conceito aparece no programa de pontos do seu cartão de crédito, nas atividades do curso de educação a distância(EAD) e nas recompensas por metas alcançadas pelo seu departamento.

Através de elementos como narrativa, desafios e prêmios, diferentes organizações aumentam o engajamento dos clientes internos e externos, elevando a fidelização – e os lucros.

Por isso, compreender o universo dos jogos e utilizar algumas de suas características no dia a dia pode ser um diferencial para gestores, empreendedores e lideranças que desejam se aproximar de seu time.

Também é uma ferramenta poderosa para potencializar o aprendizado, dentro e fora das instituições de ensino.

Mas o mais interessante disto tudo é que apesar dos milhares de anos, ficamos com esta marca impressa em nosso DNA, a competitividade. Devido a esta característica, os processos de aprendizagem que utilizam a gamificação trazem excelentes resultados. Mas o que seria a Gamificação?

A Gamificação é um termo originário do inglês e em uma tradução literal se traduz no ato de jogar. Segundo Gabe Zicherman, uma das principais referências mundiais no assunto, a gamificação pode ser definida como “usar os processos e dinâmicas dos jogos para engajar pessoas e resolver problemas”.

E nada melhor que um bom jogo para integrar colaboradores de diferentes gerações e ao mesmo tempo ajudá-los a imergir na cultura da empresa. Para este momento, existem diversos games já famosos no modo presencial que podem ser “recriados” para o modo virtual, fazendo com que o novo colaborador receba as informações necessárias para executar suas atividades com maior segurança.

Como todo jogo, ao desenhar uma atividade nesta linha deve-se ter claro o objetivo final do colaborador. O que você espera que ele tenha aprendido ao final da jornada?  É sobre a cultura da empresa? É sobre o mercado de atuação? Uma visão 360º de sua função?

Partindo deste ponto, modulamos o modo como ele vai realizar esta jornada do conhecimento: através de um jogo de perguntas e respostas ou um jogo de desafios? Haverá interação com outros jogadores ou será um jogo solo?

Lembre- se sempre:  regras são muito importantes para este tipo de atividade, pois através dela podemos demonstrar se a empresa é mais tolerante ou mais flexível com determinados comportamentos competitivos.

Outra dica é ter em mente o tempo para a atividade. Jogos bem roteirizados nos fazem esquecer do tempo ou até mesmo sair correndo pela cidade, como ocorreu no caso da caça aos Pokemóns®. Seja criativo e planeje bem.

Pensar em uma recompensa interessante ao final desta jornada também é mandatório. Mais do que conhecimento, gamification traz o conceito de jogar, ganhar e ser desafiado. Então vale a pena sair do tradicional e surpreender seu novo colaborador com estímulos.

Seja qual for a sua ideia de gamification, nossa equipe pode lhe apresentar novas ideias e soluções para que sua integração seja muito mais divertida e produtiva.

Gamificação é a tentativa estratégica de aprimorar sistemas, serviços, organizações e atividades a fim de criar experiências semelhantes às vivenciadas ao jogar jogos, a fim de motivar e envolver os usuários. Isso geralmente é realizado através da aplicação de elementos de design de jogo e princípios de jogo (dinâmica e mecânica) em contextos não relacionados ao jogo. Também pode ser definido como um conjunto de atividades e processos para resolver problemas usando ou aplicando as características dos elementos do jogo. A gamificação é parte do design de sistema persuasivo e comumente emprega elementos de design de jogo para melhorar o envolvimento do usuário, produtividade organizacional, fluxo, aprendizagem, crowdsourcing , retenção de conhecimento,] recrutamento e avaliação de funcionários, facilidade de uso , utilidade de sistemas, exercícios físicos , violações de trânsito, apatia do eleitor, atitudes públicas sobre energia alternativa, e mais. Uma coleção de pesquisas sobre gamificação mostra que a maioria dos estudos sobre gamificação descobriu que ela tem efeitos positivos sobre os indivíduos. No entanto, existem diferenças individuais e contextuais. 

Toda nova contratação, mesmo que talvez o cargo e as funções não sejam novidades para as duas partes, gera grandes expectativas. Há uma esperança genuína de alcançar melhores resultados a partir da nova parceria.

O onboarding nas empresas é o processo de integração pelo qual passam todos os colaboradores recém-contratados. É o momento de introdução e adaptação ao novo ambiente, mas e quando acontece o é onboarding online? É o que vamos descobrir neste post!

Onboarding; também conhecido como socialização organizacional, é o jargão de gestão criado pela primeira vez na década de 1970, que se refere ao mecanismo pelo qual novos funcionários adquirem o conhecimento, as habilidades e os comportamentos necessários para se tornarem membros e internos eficazes da organização.

Você também pode gostar