Você sabe delegar?

delegar
3 minutos para ler

Uma das coisas mais ditas nas entrevistas de emprego quando pedimos ao candidato que cite 03 pontos de melhoria para seu desenvolvimento, em quase 90% das respostas vamos ouvir a dificuldade de delegar.

É fácil compreender esta dificuldade, já que muitas vezes não estamos 100% seguros de que outro colega possa realizar a atividade, seja porque você já está apto e treinado a realizar ou porque você ainda não conhece tão bem o seu colega.

Vamos aqui fazer um exercício mental? Imagine que você é um acrobata de um grande circo, seu número é um dos destaques da noite. Você vai para o seu camarim, se prepara, na certeza que seu colega estará lá para lhe ajudar a fazer o melhor número da noite.

Mas houve um imprevisto, e quando você sobe as escadas, quem está ali para lhe ajudar não é o seu fiel amigo, mas outro profissional. E agora? Você desiste do seu número e deixa decepcionados centenas de fãs, ou arrisca um novo parceiro?

Exatamente isto que precisamos nos capacitar a fazer: delegar. Com certeza que no exemplo acima o trapezista tem muito mais a perder em caso de falha do que você. Então como delegar tarefas sem transformar isto em um estorvo tanto para você quanto para quem recebe a tarefa?

A primeira dica é a comunicação. Em tempos de home office, home base, ou seja, equipes remotas, a comunicação é pedra fundamental nas relações. Antes de delegar a atividade tenha certeza que você irá informar todos os passos necessários para a realização do mesmo. Delegar não é delargar, certo?

Busque uma ferramenta de acompanhamento, caso sua empresa não tenha uma ferramenta própria de gestão, existem diversas opções gratuitas que podem lhe ajudar a controlar estas ações, fazendo avaliações temporárias.  Muito melhor do que no dia da entrega você descobrir que falta algo no processo que pode prejudicar todo o time.

Esteja aberto a novas ideias. Se você está acostumado a realizar a atividade de determinada forma, nada impede que o colaborador que irá receber a tarefa realize de forma diversa, afinal estamos falando de pessoas diferentes e quem sabe este novo método não pode trazer ganhos para sua equipe?

Como diz Mário Sérgio Cortella: elogie em público e corrija em particular. Esta é a melhor maneira de você ganhar pontos com seus colaboradores diretos e com a chefia. 

Afinal a principal qualidade de um líder é saber delegar e todos querem alcançar o Everest!

Você também pode gostar

Deixe um comentário