Você sabe dar bons feedbacks?
Você sabe dar bons feedbacks?
Todos nós profissionais já fomos avaliados em algum momento de nossas carreiras e de forma bem honesta, grande parte destas avaliações foram negativas, não é verdade? Ou então passamos por aquele feedback Polyana, onde falaram somente coisas boas e positivas que de fato não ajudaram muito na nossa carreira.
Por isso mesmo diversas empresas tem olhado com atenção para este valioso momento e buscando uma comunicação mais assertiva.
E qual a função de um feedback?
Quando um profissional está em uma empresa ele acredita que esteja desempenhando de maneira correta e esperada as suas atividades. O momento de avaliação ou feedback pode ajudá-lo a perceber pontos de melhoria, sempre buscando seu crescimento profissional.
Por isso vamos dar algumas dicas para que você possa avaliar seus feedbacks e assim também melhorar como gestor.
- Elogie em público, corrija no particular. – o mais sábio dos conselhos. Expor um colaborador, além de não trazer os resultados esperados, também pode levar a empresa a responder por um processo, pense nisso.
- Crie um ambiente favorável– você já recebeu feedbacks bons e ruins e com certeza já passou por situações idênticas a um tribunal de júri. Então pense em como gostaria de ter sido avaliado e trabalhe nesta direção. Postura, tom de voz, tudo isso influi para que a sua mensagem seja recebida de forma correta. Comece sempre pelos pontos positivos, isto não só quebra o gelo como também facilita na discussão de temas mais complexos.
- Seja específico –use exemplos práticos sobre o assunto e se o tema for comportamento, sempre ilustre as situações sobre as quais está falando. Qual a razão de um feedback negativo, que não vai agregar ao profissional, sobre algo que aconteceu há 06 meses e que já tenho sido resolvido? Pense nisso na hora de organizar seu discurso.
- Tenha periodicidade – seja semanal, quinzenal ou mensal, não espere muito tempo para ter esta conversa com seu time. Lembramos que quanto mais distante for o feedback, menos resultado ele vai ter. Mesmo que a empresa possua programas anuais de avaliação, tenha seus momentos de avaliação para corrigir possíveis rotas.
O mais importante é entender que o feedback é um momento de crescimento, para o profissional, para o time e para a empresa. Feito de maneira correta, o ganho é de todos.