Você sabe contratar um funcionário?

Empresas
2 minutos para ler

Muitas empresas reclamam das suas altas taxas de turnover, principalmente em áreas como construção civil, telemarkerting e varejo.

Não é fácil para uma empresa contratar um funcionário, treinar, investir tempo e no final perceber que aquela não foi uma boa contratação.

Powered by Rock Convert

Diversos fatores podem interferir para que este turnover aconteça, mas saber contratar é o segredo de uma parte do sucesso. Hoje vamos citar alguns pontos que devem ser avaliados para garantir que a sua contratação seja um sucesso:

  • Ter pressa para contratar o talento:  Muitas vezes na pressa para conseguir resolver um problema as empresas acabam por criar outro. Muitas vezes o solicitante acaba por receber indicações externas e pulando etapas do processo de seleção, o que nem sempre traz bons resultados.
  • Não dar match: Escolher bons candidatos pode ser algo bem demorado. E não é ruim demorar, porque é como um processo de namoro sério, tem etapas a serem avaliadas. Imagina um frigorifico contratar um vegano para designer. Complicado, não é mesmo?  A cultura da empresa, seus valores, seu DNA devem ser compartilhados por todos os funcionários e quanto mais próximos menor o risco.
  • Não dar feedbacks aos candidatos: A ausência de feedback é a maior reclamação das pessoas com relação aos processos de seleção. E quanto mais longe for o candidato no processo, mais próximo deve ser este feedback, apontando os motivos para que não se torne algo vago. Selecionar alguém é uma questão de escolha, dar feedback é respeito.
  • Não descrever corretamente a vaga: Para escolher um prato em um restaurante você olha o menu, tira dúvidas com o garçom até ter certeza do que você está pedindo, certo? Um candidato também precisa encontrar todas as informações bem claras quanto ao trabalho, descrição das atividades, jornada, salário, benefícios. Quanto mais clara suas informações, maior seu índice de assertividade no processo. Os candidatos certos para a vaga certa! Simples assim.

O segredo da boa contratação é realizar um bom processo seletivo. Valorize cada etapa, porque assim você terá  um menor índice de turnover, trazendo ganhos futuros para a empresa e conseguindo melhores resultados para o RH.

Você também pode gostar