Você conhece o People Analytics?
Impossível atuar na área de Recursos Humanos atualmente e não conhecer People Analytics.
De forma geral é uma metodologia que utiliza estatística e ciência do comportamento para encontrar probabilidades e adquirir vantagens estratégicas para melhorar os processos internos das empresas.
Este termo foi utilizado pela primeira vez pela Google nos anos 2000, mas no final da década de 90 a farmacêutica alemã Merck já vinha utilizando modelos de inteligência para tratamento dos dados de RH.
Podemos afirmar, com certeza, que People Analytics veio para auxiliar grandes empresas na gestão de pessoas, trazendo resultados mensuráveis para as companhias que a utilizam.
Mas implementar People analytics é mais do que simplesmente adquirir um software. Como dissemos é uma metodologia e por isso envolve toda uma capacitação da equipe de gestão de RH para que use os dados de forma inteligente. Afinal não adianta ter os dados se não souber o que fazer com eles, não é mesmo?
De modo prático, é possível através dos relatórios de people analytics escolher os melhores talentos, encontrar os melhores perfis internos para desenvolvimento e até mesmo perceber quais funcionários tem maior possibilidade de deixar a empresa. Outra área que também pode se beneficiar é a área de gestão de benefícios, tendo mais informações para o momento de renegociação do plano de saúde dos funcionários. Enfim, a empresa ganha em informações e pode gerir melhor sua força de trabalho.
People analytics trabalha com 03 momentos específicos para que se alcance bons resultados:
- Coleta: a empresa deve entender quais os dados que ela precisa ter para que consiga realizar sua tarefa. Quantos mais dados, mais completa a análise.
- Cálculo: É aí onde a mágica acontece. Com os dados que a empresa disponibiliza e os objetivos que ela quer alcançar o software processa as informações para trazer as melhores respostas.
- Análise: Neste momento é muito importante ter profissionais especializados para extrair dos dados recebidos as respostas que a empresa precisa.
- Modelagem: Chegamos na cereja do bolo, mais importante do que a análise é saber cruzar as informações e ter modelos preditivos para ajudar na tomada de decisões.
Estas respostas preditivas trazem novas perspectivas para o futuro do RH, que está cada vez mais estratégico para das suporte as iniciativas das empresas.