4 passos essenciais para elaborar um plano de promoção de vendas B2B

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Não é segredo que as vendas B2B são difíceis e, às vezes, podem parecer quase impossíveis. Afinal, envolvem produtos ou serviços que custam caro, têm um ciclo de vendas mais longo e complexo. Além disso, envolvem vários tomadores de decisão na hora de fechar um negócio.

Ou seja, é um processo muito mais desafiador que as vendas B2C. Desse modo, elaborar um plano de promoção de vendas B2B requer bastante atenção para conseguir bons resultados. Então, como montar a melhor estratégia para vender diretamente para outras empresas? Confiram o passo a passo que montamos com quatro dicas para ajudar vocês nessa tarefa.

1. Definam onde e como encontrar potenciais clientes 

Qual é o perfil de cliente que vocês desejam para os seus negócios? Isso é essencial para descobrir quais são as empresas mais propensas a comprarem suas soluções. Portanto, definam o cliente ideal analisando o segmento e o tamanho das empresas, por exemplo.

Em seguida, façam uma pesquisa nos mecanismos de buscas ou nas redes sociais, como LinkedIn e Facebook, para encontrar as empresas que se encaixam nas suas propostas. Também procurem informações sobre quem são os responsáveis pelas compras, os valores médios gastos e o que consideram diferenciais em uma parceria comercial.

2. Criem estratégias para agregar valor para o prospect

O relacionamento com o potencial cliente começa antes de o vendedor estar diante dele. Por isso, antes de qualquer reunião presencial, é importante que vocês usem as informações já coletadas para procurar oportunidades para construir um relacionamento, como ensinar algo que beneficiará o prospect.

Por exemplo, pode ser uma dica em uma postagem nas redes sociais, e-mail marketing sobre assuntos relacionados à empresa ou ao cargo do potencial cliente, participação ativa em fóruns de discussão. Pensem em alguma maneira de começar a resolver as necessidades do cliente antes de apresentar suas soluções.

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3. Elaborem uma abordagem de venda consultiva 

Usem a metodologia de venda consultiva para alavancar os resultados das suas vendas B2B. De acordo com ela, os vendedores devem atuar como consultores. Ou seja, eles devem se concentrar em encontrar soluções focadas nas necessidades do potencial cliente em vez de empurrar seus produtos ou serviços.

Para isso, é preciso identificar o que potencial cliente está tentando alcançar e quais são os desafios que podem estar impedindo-o de atingir os seus objetivos. Assim, vocês poderão demonstrar como seus produtos ou serviços podem ser a melhor solução para ele, aumentando as chances de fechar a venda.

4. Planejem o treinamento dos seus times de vendas

As equipes de vendas de vocês precisam estar bem preparadas e treinadas para oferecerem seus produtos ou serviços para o potencial cliente, pois esse processo exige bastante habilidade para conquistá-lo. Então, garantam que seus vendedores aprendam tudo sobre as soluções que vocês oferecem.

Além disso, saibam qual mensagem eles devem usar para abordar o prospect e o momento ideal para o primeiro contato para não perder oportunidades. Desenvolvam o poder de negociação dos vendedores levando em consideração as dores do potencial cliente e os diferenciais dos negócios de vocês.

Desenvolver suas vendas B2B da maneira certa aumentará suas chances de fechar mais negócios. Por isso, é essencial que vocês acompanhem o desempenho dos seus planos de promoção e os atualizem sempre que necessário. Além disso, não coloquem o foco em fechar vendas, mas, sim, em construir relacionamentos com os potenciais clientes.

Não percam tempo e comecem agora a construir um plano de vendas sólido. Se quiserem obter mais dicas para aumentar as suas vendas B2B, assinem a nossa newsletter e recebam artigos diretamente nas suas caixas de entrada.

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