Veja como melhorar o desempenho da sua equipe com essas 4 dicas!

4 minutos para ler

Um time motivado e engajado é fundamental para a produtividade da empresa, pois cada membro dá o seu máximo e os resultados são sempre positivos. Pensando nisso, você sabe como melhorar o desempenho da equipe?

Pode parecer uma missão difícil, verdade? Entretanto, com apenas algumas ações é possível fazer com que os colaboradores otimizem o rendimento e tragam inúmeros benefícios para a corporação.

Não pense que é preciso investir um valor alto para isso, porém tenha certeza de que os efeitos são incríveis. Quer conferir exemplos de como atuar para aumentar a performance do seu pessoal? Continue a leitura e veja quatro dicas valiosas!

1. Esteja disposto à comunicação

A empatia é primordial para um bom líder. Somente se colocando no lugar do colaborador conseguimos identificar suas necessidades. Dessa maneira, esteja sempre disposto à comunicação para ouvir anseios, ideias e sugestões da equipe.

Muitas vezes uma solução para o que procuramos pode estar nas ideias de algum membro, mas caso não haja abertura para falar sobre isso, a resolução se perde. Além do mais, trata-se de uma forma do colaborador saber que pode contar com o líder, e essa confiança o deixa motivado a se empenhar nas atividades. 

2. Aplique feedbacks com frequência

Você aplica feedback com que frequência? Para algumas pessoas pode até parecer irrelevante, mas essa ação é bastante eficaz para manter o bom desempenho da equipe. Se um colaborador faz algo errado sem saber e ninguém o avisa, provavelmente continuará fazendo porque acha que está no caminho certo.

No entanto, com o feedback dá para explicar qual é o comportamento correto a se seguir e, assim, melhorar naquela atividade. O feedback deve ser aplicado com empatia e não serve apenas para mostrar os erros, já que acertos também podem consistir como pauta de debates. Isso aumenta a autoestima do time e, consequentemente, o engajamento.

3. Crie um bom ambiente de trabalho

Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença na produtividade da equipe. Não estamos falando apenas do físico, mas também do clima organizacional. Trabalhar em um lugar confortável e agradável, que promove um bom relacionamento entre os colaboradores, é super motivador.

Por isso, não deixe de investir em ergonomia, criando um espaço prazeroso e fazendo com que o convívio seja o melhor possível. Assim, o rendimento dos membros sobe e o desempenho coletivo é cada vez mais satisfatório.

4. Promova ações de incentivo

Algo que ajuda a melhorar o rendimento da equipe é a interação fora da empresa. O convívio restrito ao ambiente corporativo pode tornar a relação massante entre os colaboradores, então que tal ações que promovam a interação e que sejam executadas de maneira leve e descontraída?

O team building proporciona uma atividade diferente, fora da empresa, visando fortalecer a confiança e o espírito de equipe. No Gourmet Experiencie, por exemplo, os membros devem cozinhar, testando a criatividade e a capacidade de improviso, além de analisar pontos fortes de cada um, inclusive a de trabalhar em grupo.

Para melhorar o desempenho da equipe é preciso apostar em atividades geradoras de confiança, engajamento e motivação. Dessa forma, o time se sente acolhido, compreendido e estimulado a dar o máximo em prol da empresa, elevando a produtividade. Sempre avalie, é claro, a eficácia do processo.

Ficou interessado no Team Building? Com um ambiente agradável e profissionais renomados, o Experience Lounge ajuda a transformar seu evento em um sucesso! Acesse o site e confira!

Você também pode gostar