Vale apostar em Cash Back?
Amanhã teremos a tão aguardada Black Friday! Muitas empresas já começaram suas ações e o principal destaque tem sido a adoção por parte de grandes empresas em utilizar a estratégia de Cash Back.
Você sabe o que é Cash Back?
Literalmente é “seu dinheiro de volta”. O sistema de Cash Back é muito popular no Reino Unido e nos Estados Unidos, onde programas do tipo são aplicados principalmente em empresas de cartão de crédito.
Foi criado em 1998 pela empresa norte-americana Ebate com o objetivo de criar uma ação de fidelidade que gerasse maior engajamento já que o programa de pontos vinha perdendo e muito sua aderência.
No Brasil os programas foram implementados em 2007 e hoje estima-se que mais de 6,4 milhões de estabelecimentos estão cadastrados nesses programas, conforme dados do Sebrae.
Como funciona?
Geralmente o valor do Cash Back é um percentual do valor de sua compra, de acordo com os objetivos da empresa e os mais praticados são valores de 5% e 10%.
Este dinheiro pode voltar de maneiras diferentes:
Na hora, como um desconto no momento do fechamento da sua compra.
Depósito em conta bancária digital, que pode ocorrer em um determinado período posterior a suas compras.
Conta virtual, que funciona como um crédito para você realizar a recompra na mesma loja.
Boa ação: você escolhe uma doação para onde o seu crédito será enviado.
Em outras palavras, as regras para Cash Back são variáveis e você precisa deixa-las bem claras para os seus clientes. Nada de entrelinhas!
Estratégia:
O principal objetivo desta ação é reter o cliente e gerar fidelidade, por isso o sucesso do Cash Back depende fundamentalmente da escolha do fornecedor que irá realizar a gestão deste processo para sua empresa.
Buscar referências de mercado, pesquisar em sites como Reclame Aqui é uma boa maneira de começar sua busca.
Sucesso na sua estratégia!