UX – O que é experiência do usuário?

UX
3 minutos para ler

Cada vez mais comum nos ouvirmos o termo UX ou termos contato com ele e fundamental para definir algumas de nossas ações para os nossos clientes.  Mas vamos começar a explicar do início! UX (User Experience) ou experiência do usuário é um termo criado na década de 90 por Donald Normann, que buscava definir mais do que os aspectos relacionados ao design, mas também pensando em aspectos subjetivos de como o usuário interage com a máquina, gerando assim uma percepção positiva ou negativa.

Podemos afirmar que também é dinâmica, pois pode se alterar ao longo do tempo e também da região que a pessoa está acessando a plataforma. Diversos fatores demográficos podem também interferir no processo de UX.

Mais do que um modismo, as empresas estão atualmente redesenhando seus processos a fim de compreender melhor a Experiência do Usuário e que não necessariamente atende somente ao mundo digital, uma vez que lojas físicas de varejo também estão atentas a estas informações.

O trabalho de um designer de experiências começa muito antes do aplicativo de fato. Baseado em três perguntas, a ideia é que se inicie o processo conhecendo o Por quê? Ou seja qual o motivo que levará aquelas pessoas a baixar o aplicativo. O segundo ponto é O QUE? e trata das funcionalidades, acessibilidade, estética e ao final responderemos o COMO? ou seja quais são os produtos

Os designers que estão cientes do processo de formação de experiência, procuram criar e moldar os fatores que influenciam o processo deliberadamente. Para fazer isso, um designer UX considerará o uso de certas questões a serem feitas como “Por que?”, “O que” e “Como”.

O porquê envolve as motivações dos usuários para adotar um produto, seja se relacionando com uma tarefa ou que desejam realizar com ele, seja com valores e pontos de vista associados à propriedade e uso do produto. O que aborda as coisas que as pessoas podem fazer com o produto, a sua funcionalidade. O como, relaciona-se ao design da funcionalidade de uma maneira acessível e esteticamente agradável.

O projeto UX começa a partir do Porquê, então determina O Que e finalmente definimos o Como a fim de criar produtos ou serviços com os quais os usuários podem formar experiências significativas

Uma boa experiência do usuário consiste em atender todas as perguntas acima, ou seja:

  • Utilidade: Este produto/ serviço é necessário neste momento

Relacionado com: Modelo de negócio, proposta de valor, funcionalidades.

  • Usabilidade: Eu consigo usar? É acessível?

Relacionado com: Arquitetura da informação, linguagem público, modelos mentais.

  • Desejabilidade: Porque eu quero muito usar?

Relacionado com: Estética do produto, interação e feedback, marketing, comunicação.

De modo resumido Experiência do Cliente é buscar a melhor forma de criar interação entre o cliente e sua marca ou produto.

Você também pode gostar

Deixe um comentário