4 passos essenciais para estruturar um treinamento de integração

3 minutos para ler

Contar com novos profissionais no quadro da empresa é uma oportunidade valiosa de começar a relação entre colaboradores e marca empregadora com o pé direito. Para receber bem os novos talentos, a realização de um treinamento de integração é sempre uma ótima ideia.

Quando o processo de onboarding é eficiente, os colaboradores se integram bem à equipe e se engajam com a organização muito mais rápido.

Neste texto, vamos compartilhar com vocês como é possível oferecer uma experiência positiva aos profissionais desde os primeiros momentos na organização. Confiram os 4 passos fundamentais para elaborar um treinamento de integração.

1. Planejamento do conteúdo

Inicialmente, é necessário ter em mente o que vai precisar ser comunicado durante o onboarding. Existem diversas particularidades do dia a dia da empresa que os novos talentos precisam conhecer. Por exemplo:

  • missão e valores da cultura organizacional;
  • atividades inerentes à função ocupada;
  • políticas internas e código de ética;
  • esclarecimentos sobre salário e benefícios;
  • pontos de contato na empresa;
  • rotinas burocráticas.

É importante abordar esses e outros pontos durante o treinamento de integração. Dessa forma, os novos colaboradores não ficam perdidos e com dúvidas. Para não esquecer nenhum ponto, gerentes das equipes e outros membros da empresa podem ser consultados.

2. Elaboração de um manual

Criar um documento que registre todos os pontos levantados para o conteúdo é uma alternativa interessante para receber novos profissionais.

Quando a empresa tem um manual desse tipo, fica mais fácil padronizar os treinamentos de integração e evitar que algum grupo em onboarding fique sem as informações necessárias.

3. Planejamento da ação

O processo de integração pode acontecer durante um dia ou mesmo uma semana inteira. É importante pensar com antecedência quais ações serão realizadas, desde a primeira recepção até a condução de cada colaborador ao seu respectivo posto de trabalho.

Apesar de o onboarding ser uma ação tradicional nas organizações, é possível inovar na forma de receber os talentos recém-contratados, criando uma experiência diferenciada e marcante. Planejar momentos leves e divertidos é um ótimo caminho para quebrar o gelo e acolher os profissionais.

Para proporcionar uma verdadeira integração, é possível convidar outros membros da equipe, como mentores e gestores, para participar do evento.

4. Escolha do local

O local onde o treinamento de integração será feito também é uma peça central para o sucesso da estratégia de onboarding. Em vez de optar por uma ação interna, dentro da empresa, escolher um espaço de eventos é uma excelente opção para deixar os novos profissionais à vontade.

Além disso, um bom local de eventos já conta com toda a estrutura que a organização precisa para desenvolver a ação. Isso proporciona mais tranquilidade na elaboração do plano e permite que toda a equipe aproveite o momento para confraternizar.

Ao transformar o treinamento de integração de colaboradores em uma experiência agradável e marcante, a empresa garante um maior engajamento dos profissionais com a marca empregadora.

O Experience Lounge é o espaço de eventos que vai proporcionar momentos inesquecíveis para os novos talentos. Conheça nosso leque de serviços com experiências diferenciadas para sua empresa. 

Você também pode gostar

Deixe um comentário