5 dicas de como aumentar o ticket médio de vendas no mercado B2B
Aumentar o lucro do negócio é o principal objetivo de qualquer empreendedor. Por isso, muitas empresas investem na atração de novos clientes, mas essa é uma opção cara e demorada. Então, o que fazer? Focar na sua base de contato já existente para aumentar o ticket médio de vendas no mercado B2B.
Quando um lead se transforma em um cliente, a empresa tem informações importantes sobre ele para que as próximas vendas sejam mais rápidas e com um custo menor. Porém essa não é uma tarefa fácil.
Para ajudá-lo, trouxemos algumas dicas de como aumentar o seu ticket médio de vendas. Continue a leitura deste texto e confira!
1. Ofereça produtos ou serviços complementares
Também conhecido como cross selling ou venda cruzada, a venda de produtos ou serviços complementares aos seus clientes atuais é uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio, pois permite oferecer a eles uma compra mais completa e que gere mais valor para o seu negócio.
O grande segredo dessa técnica é vender primeiro e oferecer produtos ou serviços adicionais depois, para não comprometer a compra inicial. Também ofereça itens relacionados e que realmente fazem sentido para o cliente — nunca tente empurrar algo apenas para aumentar os lucros.
2. Faça promoções com descontos progressivos
Oferecer descontos progressivos para estimular a compra de mais produtos ou serviços pode funcionar muito bem no mercado B2B. Esse tipo de tática tem funcionado por ser uma estratégia de ganha a ganha. Ou seja, você aumenta os seus lucros e os seus clientes economizam.
Ela tem diferentes opções de aplicação, que podem ser adaptadas para qualquer segmento de negócio. Por exemplo, podem ser oferecidos descontos progressivos na compra de uma maior quantidade do mesmo produto, ou um desconto na compra de produtos da mesma categoria.
3. Crie kits exclusivos para clientes fiéis
Outra maneira de criar oportunidades para vender mais e continuamente para o mesmo cliente é a oferta de kits exclusivos. Isso acontece porque os clientes fiéis já estabeleceram um certo nível de confiança em você e em seu produto ou serviço. Dessa forma, a venda é facilitada.
Então, que tal recompensá-los por sua fidelidade e ainda aumentar o seu ticket médio? Monte e ofereça kits de produtos ou serviços em um único pacote, fazendo com que saibam que receberam uma oferta exclusiva.
4. Aposte na venda consultiva para oferecer soluções personalizadas
Você já ouviu falar em venda consultiva? Segundo ela, o vendedor deve investigar a real necessidade do seu comprador para oferecer a ele uma solução personalizada. Assim, quando os clientes percebem que os vendedores se importam com a resolução dos seus problemas, possibilita vendas futuras. Então, quanto mais compras ele fizer, maior será o seu ticket médio.
Para acertar na abordagem de venda consultiva, é importante que o vendedor conheça muito bem o produto ou serviço, entenda a fundo a necessidade do cliente e apresente a melhor solução possível diante das dores dele.
5. Invista no relacionamento com o cliente
Em vendas mais complexas, como ocorrem no mercado B2B, uma forma eficiente de aumentar o ticket médio é estreitando ainda mais o relacionamento com o cliente. Como isso pode ser feito? Agende um almoço de negócio para entender melhor as necessidades do comprador para, então, oferecer as melhores soluções.
Ou então, experimente formatos inovadores de eventos corporativos para cativar os seus clientes e, assim, gerar novas oportunidades de negócios. Isso acontece porque, ao realizar feiras, workshops ou lançamento de produtos de forma criativa, é possível estabelecer uma conexão emocional e se manter sempre presente na mente deles.
Como vimos, existem diversas maneiras para aumentar o ticket médio de vendas da sua empresa. Algumas delas são boas oportunidades para vender mais e melhor, sem precisar de investimentos muito altos. Mas lembre-se de adotar as estratégias certas, sempre considerando o perfil do seu público.
Gostou do nosso artigo? Quer descobrir outras formas de melhorar as suas vendas? Então, confira mais algumas dicas de como desenvolver o relacionamento com o cliente no mercado B2B. Boa leitura!