Sua empresa já tem um chatbot?
Em um mundo que funciona 24 x 7 fica complicado para as empresas terem profissionais para atender o tempo todo online. Por isso cada vez mais comum as empresas inserirem sistemas de chatbots em suas redes.
Antes de iniciar esta busca é importante você ter em foco qual o objetivo primário deste canal: SAC, captação de novos leads ou otimizadores. Vale destacar que pesquisas apontam que até 90% dos seus atendimentos podem ser resolvidos por chatbot, ou seja invista tempo para desenvolver este material.
Se você ainda não entendeu, o que é um chatbot? Nada mais é do que uma ferramenta que conversa com seu cliente através de aplicativos, sites e outras plataformas digitais. A tecnologia escolhida pode ser básica, com perguntas e respostas pré-programadas como um script pré-definido ou inteligência artificial, que dá maior liberdade de interação dos clientes com a plataforma.
Como escrever o script?
Independente da sua escolha, tudo começa com um script, ou seja, o roteiro por onde o seu cliente irá navegar.
Após definir qual o objetivo primário deste chatbot é importante fazer uma relação de todas as possíveis perguntas e dúvidas dos seus clientes.
Uma dica é trabalhar com as áreas envolvidas, como SAC, Vendas, Suporte ou outras, já que o foco da ferramenta é dar um suporte ao seu cliente no 1º. nível, sem gerar nenhum stress.
Lembre-se que os chatbots são softwares que simulam a fala humana e conseguem ter uma interação com seus clientes, mas como todo software eles precisam que você inicie o processo, ou seja mesmo que você escolha um provedor de chatbot com inteligência artificial é fundamental que estas primeiras informações sejam disponibilizadas por você.
Diretriz ou Machine Learning?
A principal diferença é que o chatbot por diretriz responde a um número limitado de perguntas e é mais utilizado para realizar tarefas simples, como emitir a 2ª. via de um boleto ou informar o horário de funcionamento da empresa.
Quando você quer criar uma interatividade maior, como um script de vendas, o ideal é escolher chatbots que tenham inteligência artificial.
Lembre-se que por trás de toda esta interação, simples ou mais complexa está o que conhecemos como machine learning, ou seja a forma como a máquina aprende e também o processamento de linguagem natural conhecido como NLP.
Assim como os chatbots das redes sociais, também funcionam os assistentes virtuais como Alexa, Siri, Cortana e Google Assistant e por isso caso escolha um chatbot com inteligência artificial saiba que quanto maior o grau de interação, melhor a qualidade das respostas que ela consegue passar aos seus clientes.
E como escolher o provedor?
Existem diversas opções de chatbot com diferentes preços. Algumas redes como Facebook, Instagram e Whatsapp business possuem a opção de você criar um atendimento simples de forma gratuita. Caso escolha algo mais completo, que possa atender ao seu site por exemplo, verifique com o seu desenvolvedor quais as melhores opções para o seu site para que não tenha problemas futuros, com atualização da plataforma por exemplo.
Seja qual for a solução escolhida, entenda que o chatbot é apenas mais uma ferramenta de contato com seu cliente e jamais irá substituir o contato humano.
Chatbot (ou chatterbot) é um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. O objetivo é responder as perguntas de tal forma que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador. Após o envio de perguntas em linguagem natural, o programa consulta uma base de conhecimento e em seguida fornece uma resposta que tenta imitar o comportamento humano.