Soft Skills. Você sabe quais são as suas?

Soft Skills
3 minutos para ler

Nos últimos anos é bem comum na área de gestão de RH se falar sobre Soft Skills e Hard Skills, mas você conhece estes termos?

Em modos gerais podemos dizer que Hard Skills são todas as competências que podem ser treinadas, como falar uma língua estrangeira, trabalhar com determinado software, utilizar de alguma metodologia para realizar um trabalho. Elas podem ser comprovadas por um teste de habilidade e se o profissional precisar de alguma forma aprimorar esta competência, a empresa pode suprir possíveis deficiências com treinamentos e cursos.

E o que seria Soft Skills?

Soft skills são as competências sociais, emocionais e mentais ligadas à personalidade de cada um. Estas competências normalmente são avaliadas por testes de personalidade ou dinâmicas de grupo, onde se busca entender um pouco mais do profissional que busca a oportunidade e se o perfil se adequa ao que é esperado pela empresa.

Neste momento que muitas empresas migraram suas operações para o modelo home office algumas competências estão sendo mais buscadas nos profissionais.

  • Comunicação: Não só a habilidade de se comunicar oralmente, como também por escrito, já que muitas empresas adotaram ferramentas de gerenciamento de trabalho coletivo.
  • Pensamento crítico: As empresas esperam que os profissionais de hoje não só executem suas tarefas, mas tenham habilidade para entender e avaliar o que estão realizando para tomar as melhores decisões.
  • Liderança e Auto Gestão: Neste novo modelo, cada vez mais o profissional precisa atuar de forma independente, sendo capaz não só de liderar um time, mas também de realizar a auto gestão de forma a conduzir a realização das suas atividades sem atrasos que podem vir a comprometer o andamento de algum processo ou projeto.
  • Atitude positiva.  Ninguém gosta de trabalhar com alguém que parece ter uma nuvem negra sobre a cabeça, não é mesmo? Pessoas positivas buscam sempre as melhores soluções e atuam melhor em situações de estresse.
  • Trabalho em equipe. Por mais solitário que pareça ser o home office, trabalhar em equipe e manter a sintonia com o time é fundamental. Algumas pessoas tem um perfil mais tímido, mas cabe ao gestor do time identificar e auxiliar na integração deste profissional. Um parêntese: algumas atividades tem o perfil mais introvertidos e vale ressaltar que não é ruim, de modo algum.
  • Ética de trabalho: quase auto explicativo.  Ser ético, comprometido com seu trabalho e com seus valores faz de você um profissional de destaque no mercado.

E você, quais as Soft Skills que fazem você de você um profissional único no mercado?

Você também pode gostar