Semântica – a arte de escrever para o Google

Semântica
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Semântica. Decifra-me ou devoro-te! Não estamos diante de uma esfinge, mas é assim que os algoritmos do Google realizam seu trabalho diariamente. E para quem atua com o mercado de marketing digital e marketing de conteúdo este é um desafio diário.

Entender como o Google irá interpretar o que seus clientes procuram a fim de chegar até você é a chave para o sucesso.

Mas nem sempre a busca se dá por caminhos tranquilos. Existem erros de digitação, estruturação da frase e aí você acaba por ouvir do cliente que o Google não acha a empresa dele.

Para ajudar você neste processo, vamos falar sobre semântica. Para lembrar os tempos de escola, a semântica é a área da linguística que estuda o significado e a sua relação com o significante. O significado está associado ao sentido e, portanto, ao conteúdo e ao contexto; o significante está associado à forma (de palavras ou de sinais, de grafia ou de som).

Aí entra o algoritmo do Google. Considerando uma série de variáveis ele analisa o horário, o local, o idioma, onde você está agora e suas experiências anteriores para escolher a melhor resposta que se encaixa no que você procura.

Para quem não sabe o quer, qualquer resposta vale!

O Google não acredita nisto, por isso o trabalho de SEO de um texto é fundamental. Através dele o Google aprende sobre seu conteúdo, suas entregas e melhora sua performance de resultados. Mas como saber se estou escrevendo corretamente?

Algumas dicas são importantes para que você tenha um bom desempenho.

  • Pense no seu cliente como falamos, observe a jornada do consumidor na sua base para escrever de encontro às necessidades dele. Consumidores que estão no início desta jornada precisam de informações mais gerais, que se tornam mais técnicas com o decorrer do caminho.
  • Avalie seu Adwords – a melhor forma de melhorar seu desempenho é entender que você precisa sempre avaliar os resultados do seu adwords, excluindo palavras que não atendem o seu mercado, mas de alguma forma você acaba sendo direcionado para estes consumidores. Fique atento a esta gestão. Se possível contrate uma agência para que o trabalho seja realmente realizado de forma periódica.
  • Escreva de forma simples.  O Google não é especialista em nada. Então se você escolher termos técnicos, muito específicos da sua área de atuação, reduz a possibilidade de ser encontrado. Em termos de funil de venda, textos técnicos devem estar em e-books, onde a pessoa já fez a jornada de aprendizagem do seu negócio.
  • Avalie a qualidade do seu conteúdo: Mas cuidado, escrever de forma simples não quer dizer escrever algo raso, sem conteúdo. O Google sabe avaliar o que é um bom conteúdo original e de outro copiado. E tem punição! Então fique atento.

Por isso, ao escrever para Google pense nele como seu primeiro cliente. Ele vai ler todo o material, avaliar e a partir daí trabalhar com as informações, então seja claro, objetivo e coeso.  O Google agradece e seu cliente também!!

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