Segmentação: o segredo do sucesso

Segmentação
2 minutos para ler

Em tempos onde as empresas estão vivendo cada vez mais em um universo muito próximo a clássica cena de “Minority Report” onde os anúncios são direcionados de forma diferente para cada pessoa, o segredo do sucesso do marketing é um só: segmentação.

Não existe hoje limite para segmentarmos nossa base, a infinidade de dados que as empresas possuem deixariam os mais leigos no assunto no mínimo assustados, afinal tudo que você faz hoje produz dados, seja o seu celular, suas redes sociais, seu GPS, enfim, todos os aplicativos que você possui estão contando um pouco de você para os seus fornecedores.

Estes dados dispostos todos juntos podem até parecer uma combinação absurda. Mas assim como em uma equação de 3º grau, quando colocada em uma régua de segmentação é como se um universo de possibilidades surgisse.

Hoje o marketing trabalha com um nível de informação jamais visto, tendo a possibilidade de criar não só novos públicos, como buscar entender e criar novos produtos baseados nesta segmentação e por isso algumas empresas já se especializam em “minerar” estes dados e outras possuem em suas áreas de marketing os cientistas de dados,  profissionais capazes de criar uma lógica para a informação e avaliar se vale ou não a pena investir na segmentação obtida ou qual a melhor estratégia.

E como criar a melhor segmentação?

A resposta é a mesma para todas as ações de marketing: TESTE. Sim, por mais que os algoritmos possam lhe ajudar a entender algumas coisas, do outro lado está o seu consumidor. E nem sempre ele irá responder como você deseja, aí a importância sempre do TESTE A/B para todas as suas iniciativas de comunicação, seja um email marketing, uma landing page ou até mesmo um novo site, o teste é ideal para se avaliar se estamos ou não no caminho certo. Tenha certeza que quanto mais você testar, mais perto do resultado ideal você vai estar!

Você também pode gostar

Deixe um comentário