Saiba o que fazer para melhorar a experiência do cliente B2B

4 minutos para ler

Assim como o consumidor comum pesquisa detalhes sobre o produto antes de comprar, o empreendedor com CNPJ registrado busca informações complexas na internet na hora de fechar um negócio. Por isso, para se relacionar bem com grandes prospects é extremamente importante criar estratégias para melhorar a experiência do cliente B2B.

A ideia não é vender apenas uma vez, mas fazer o cliente voltar sempre, falar bem da sua marca e, quem além disso, influenciar outros compradores. Nesse sentido, apresentamos as melhores dicas para você ter sucesso nessa tarefa. Acompanhe!

Invista em relacionamento 

Quando alguém liga para o fornecedor, já sabe o que quer e está pronto para comprar. No entanto, em vez de ficar esperando as coisas acontecerem, o melhor caminho é construir um vínculo pessoal na jornada do comprador B2B.

Coloque o relacionamento como prioridade para construir confiança. Veja algumas ações recomendadas para alcançar esse objetivo:

  • pratique a escuta ativa dos clientes;
  • tenha empatia;
  • use os principais canais de comunicação para enviar conteúdo relevante;
  • reconheça os próprios erros (mesmo se você descobrir o problema antes do comprador).

Personalize o atendimento 

Hoje, os clientes querem se sentir especiais com interações personalizadas. O mapeamento da jornada do cliente (estudo feito para entender o perfil do comprador) ilustra visualmente os processos, as necessidades e as percepções do público ao longo da interação com a marca.

Você pode usar mapas de jornada para melhorar a experiência atual com o cliente, prever engajamentos ou conduzir mudanças organizacionais. Outras maneiras de personalizar são: oferecer recomendações com base em compras anteriores, usar tecnologia de geolocalização etc. 

Entregue valor para melhorar a experiência do cliente B2B

É sempre bom dar mais do que os seus concorrentes porque, caso contrário, o risco da empresa abandonar o acordo e avançar para outra marca B2B é grande. Sendo assim, crie um diferencial. Preferencialmente, o seu site deve incluir um blog com materiais de boa qualidade relacionados ao seu nicho.

Isso ajuda a manter a audiência engajada, faz você ganhar autoridade no assunto que domina, ser visto como referência no mercado e, ao mesmo tempo, a sua marca ganha mais visibilidade no Google, vendendo mais. 

Crie novos canais de comunicação 

Adicione e use diferentes canais com mais frequência à medida que eles se tornam populares para atingir audiências específicas. Pesquise os comportamentos atuais das partes interessadas em diferentes plataformas, como as mídias sociais, e determine quais são essenciais.

Transforme a sua comunicação em ações diretas não apenas pessoalmente, mas por e-mail, telefonemas, mídias sociais, chat online, formulários etc. Esteja ciente do que está dizendo, ou seja, mantenha a coerência do discurso em todos os meios de forma equilibrada.

Trabalhe o pós-venda 

Digamos que você acabou de concluir um processo de vendas no qual executou todas as tarefas que considera importantes em um nível excepcional. Será que o trabalho chegou ao fim? A resposta é não. Lembre-se de que o processo de vendas não significa muito para o comprador.

A forma como ele é tratado é que faz toda a diferença. Sendo assim, cabe ao departamento de marketing seguir com atividades de pós-venda por meio de contatos, distribuição de materiais de instruções precisos e pronto atendimento ao cliente sempre que for necessário.

Como você viu, é possível investir na experiência do cliente B2B com algumas ações simples, mas que exigem a sua dedicação, como prezar por um bom relacionamento, personalizar o atendimento, entregar valor ao cliente, criar novos canais e caprichar no pós-venda. Pense nisso!

Se você gostou de saber mais sobre o assunto e tem interesse em receber outros conteúdos como este na sua caixa de e-mails, assine a nossa newsletter!

Você também pode gostar