Saiba como proporcionar ótimas experiências nos eventos para funcionários!

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Engana-se quem acredita que as ações de endomarketing — estratégias pensadas para engajar o público interno de uma empresa — são responsabilidades exclusivas do setor de recursos humanos da organização. Saiba como proporcionar ótimas experiências nos eventos para funcionários! A realidade é que todos os gestores precisam trabalhar em conjunto para que essa tática gere os resultados esperados. Para isso, existem inúmeras maneiras de colocá-la em prática, como os eventos para funcionários. Isso ótimo!

EVENTOS

Para que a ação obtenha sucesso, é fundamental conhecer os colaboradores, suas preferências, suas dores e anseios. Somente assim será possível proporcionar experiências inesquecíveis e os estimular a “vestir a camisa da empresa” cada vez mais. É por essa razão que a união do endomarketing e da elaboração de eventos é tão harmoniosa. No conteúdo de hoje, você verá como essa estratégia contribuirá para aumentar o envolvimento dos funcionários com o negócio. 

Ouça seus colaboradores por meio da comunicação interna

Diversos problemas podem ser evitados quando a comunicação interna está alinhada. Dessa forma, uma ação organizacional é o ambiente perfeito para promover mais o contato direto entre os funcionários e analisar a maneira como as mensagens circulam internamente. Um momento de confraternização favorece a troca de ideias e o compartilhamento de opiniões, dados que podem ser utilizados para fortalecer os alicerces da empresa.

Busque pontos que visem à satisfação dos colaboradores

Outra questão que pode ser muito bem explorada durante um evento empresarial é a satisfação dos colaboradores com o negócio. Enquanto a equipe se diverte, aproveite para perguntar a cada colaborador como ele se sente dentro da companhia.

Isso demonstra que a função deles é valorizada e é essencial para o funcionamento da instituição. É a ocasião ideal para estimular o sentimento de pertencimento da equipe.

Promova a integração entre os funcionários

Os eventos para funcionários também são excelentes ferramentas para promover a integração dos times que compõem a organização.

Atividades em grupo, por exemplo, podem ser exploradas durante a ação, estimulando um envolvimento maior entre os diversos setores da empresa. O convívio contribui para que os colaboradores tenham mais empatia uns com os outros, o que influencia no bem-estar de cada um, otimizando os trabalhos realizados.

Utilize um sistema de recompensas

Mais uma maneira de incentivar e engajar a sua equipe durante um evento institucional é por meio de recompensas pelo trabalho realizado competentemente.

Você pode anunciar que haverá pequenos prêmios para os funcionários que demonstrarem melhores desempenhos, por exemplo. Isso fará com que toda a equipe se sinta incentivada a cumprir com as tarefas e buscar sempre os melhores resultados.

A experiência do colaborador como fator de melhora do clima organizacional

Todas essas maneiras de planejar um evento organizacional contribuem para a melhora no ambiente de trabalho. Com uma atmosfera mais agradável, os colaboradores ficarão mais motivados e dispostos a trabalhar.

Eles sabem que o crescimento do negócio também significa seu desenvolvimento como profissionais e, por isso, eles se esforçarão para alcançar o topo. Independentemente do porte da empresa, sempre haverá ocasiões em que uma celebração se fará necessária. E para isso, os eventos para colaboradores são ideais. Essa é uma excelente maneira de estimular o encontro entre gestores e colaboradores, aumentando o envolvimento de todos com a marca, por meio de experiências inesquecíveis. Seja em uma festa de fim de ano ou na celebração de uma conquista para a empresa, os funcionários precisam sentir que são fundamentais para o desenvolvimento da organização.

Organizar um evento corporativo pode dar trabalho já na hora de definir o tipo de encontro, as características dele e o foco do evento. Isso porque existem diversos tipos de eventos corporativos e cada um deles tem características, abordagens e objetivos diferentes.

PROSPECTS

Os motivos para reunir os colaboradores, clientes ou prospects de uma empresa são muitos. O objetivo pode ser a capacitação profissional da equipe, motivação, a apresentação de um novo produto ou promover momentos de descontração.

Qualquer uma dessas razões são muito eficientes para tornar os funcionários e clientes de uma empresa mais comprometidos com o seu trabalho, além de estimulá-los à produção.

Isso porque os eventos têm o poder de quebrar a rotina e dessa forma os colaboradores têm a energia renovada para seguir com as suas tarefas.

Por isso é muito importante entender as diferenças entre os eventos para acertar na hora de definir o escopo do trabalho e colocar mãos à obra. Confira abaixo uma seleção que elaboramos com os 10 tipos de eventos corporativos mais comuns para você se inspirar e promover momentos de troca e conhecimento.

1- CONFRATERNIZAÇÕES E COMEMORAÇÕES

Esse é um dos tipos de eventos corporativos mais fáceis de se organizar e que podem garantir ótimos resultados no curto prazo. Montar uma confraternização para o público interno, dependendo do objetivo e dos recursos que a empresa possui, pode ser um trabalho realizado até mesmo pelos funcionários.

Em geral, as áreas de marketing, comunicação, relações públicas e recursos humanos são os setores que se envolvem com esse tipo de organização.

E os motivos que levam a empresa a confraternizar podem ser inúmeros, como o aniversário da empresa, o fechamento de um negócio importante, mudança nas diretrizes da empresa, datas comemorativas (fim de ano, encerramento das atividades anuais, Carnaval, Páscoa, etc).

Inclusive, as confraternizações também podem fazer parte do calendário sem uma razão específica, apenas como uma política da empresa. Assim, num determinado dia todos se reúnem para um almoço ou jantar especial.

Já uma confraternização de maior porte, como o encerramento das atividades anuais ou festa de fim de ano, pode exigir mais recursos e até justifique a contratação de uma empresa terceirizada, conforme o número de convidados. Esse tipo de evento é ideal, inclusive, para reunir todos os colaboradores quando a empresa possui várias unidades.

2- PALESTRA

Nesse tipo de evento é possível abordar um tema relevante aos funcionários e clientes da empresa, mesmo que não seja um assunto intimamente ligado ao setor da mesma, mas sim ao mundo corporativo ou a questões relevantes na sociedade como um todo.

Alguns exemplos de palestras interessantes é abordar os diretos e deveres dos cidadãos, igualdade de gênero, práticas sustentáveis, leis trabalhistas e temas motivacionais. As palestras de motivação, quando ministradas por uma pessoa experiente no tema, também são muito produtivas e descontraídas.

Aqui o mais importante não é só a ambientação do evento, os materiais de apoio, coffee break e a estrutura do local, mas sim a qualidade do palestrante e a relevância do tema para o público.

É preciso alinhar com a gerência e os diretores o momento pelo qual a empresa está passando e como está o clima organizacional para utilizar que a palestra aborde um conteúdo de interesse dos funcionários e clientes e que atinja o seu objetivo. Se não forem observados esses detalhes, a chance de dar um tiro no pé é bem grande.

3- CURSO

Os cursos voltados para clientes ou para o público interno são eventos que podem ser organizados para acontecer com certa frequência num cronograma anual de temas a serem tratados.

Assim como as palestras, os cursos não exigem um planejamento minucioso, mas aqui a ideia principal é qualificar profissionalmente o público-alvo. Cada encontro pode durar um dia inteiro, mais de um dia ou mesmo um turno.

O importante, assim como no caso das palestras, é que o conteúdo seja relevante e que não seja maçante e sim bastante produtivo.

4- WORKSHOP

Esse tipo de evento se assemelha em muito com o curso, mas aqui a ideia é que os participantes não se restrinjam a receber o conteúdo passivamente, mas que coloquem a mão na massa.

Ou seja, o workshop nada mais é que um tipo de curso mais prático, sendo que ele tende a ser  mais efetivo se for organizado para públicos específicos e não de forma genérica.

Para criar um ambiente mais extrovertido, menos pesado, recomendamos que esse evento seja realizado fora da empresa, num hotel ou num centro de convenções, por exemplo.

5- SEMINÁRIO

Seminários são reuniões onde um determinado assunto é desenvolvido com profundidade e que concentra uma série de conferências e atividades. O objetivo de um seminário é atualizar os conhecimentos dos participantes utilizando palestrantes de áreas específicas.

Também é possível que os próprios empregados realizem seminários, promovidos, por exemplo, pelo sindicato e demais entidades que os representem.

O ideal é que sejam convidados palestrantes diversos que abordem temas diferentes, porém voltados para o mesmo setor. É importante garantir que os palestrantes não fujam do propósito e que ofereçam um conteúdo interessante e dinâmico para todos.

6- GINCANAS

As gincanas são atividades que podem fazer parte de um evento interno ou externo. É um tipo de atividade descontraída, perfeita para ser realizada em grupos, ideais para reuniões empresariais ou para um momento de descontração durante um grande evento.

É preciso que haja um número razoável de participantes para que elas sejam realmente divertidas e desafiadoras. Elas se baseiam, basicamente, em competições onde os participantes se organizam em grupos ou podem competir até mesmo entre si.

A ideia é que seja uma diversão, portanto as provas devem ser bem engraçadas, de preferência   desafios físicos como corridas, mímicas, etc. Se você puder organizar a gincana ao ar livre, melhor ainda!

7- FEIRA

Feiras e exposições são eventos de grandes proporções onde são reunidas várias empresas expositoras que possuem como objetivo tornar seus negócios conhecidos e acessíveis.

Elas acontecem para ativar um determinado setor econômico ou industrial, ou ainda para oferecer uma proposta cultural ou de entretenimento, como por exemplo, as feiras gastronômicas e de livros.

Os estandes devem ser atrativos a ponto de promover relacionamentos e gerar negócios e a distribuição de material de comunicação e brindes é praticamente obrigatória.

8- CERIMÔNIA

No ambiente corporativo existem vários motivos para se criar uma cerimônia. O objetivo pode ser uma premiação de funcionários, destacar os melhores de cada setor, a posse de uma nova diretoria, a aposentadoria do presidente, a inauguração de um novo escritório, entre outros.

Trata-se de um evento geralmente formal onde há a necessidade de alguém que ocupe a função de mestre de cerimônias conduzindo as solenidades.

É preciso também que se providencie troféus ou placas de homenagem e muita atenção para evitar erros na grafia e na pronúncia dos nomes dos premiados. Nada incomoda mais do que ter o seu próprio nome escrito de maneira incorreta numa placa de homenagem ou num certificado.

9- LANÇAMENTO DE PRODUTOS

Um evento é uma das melhores ações que se pode pensar para comunicar o lançamento de um novo produto. Por se tratar de um encontro com um objetivo bem específico, ele não pode ser muito longo, ou as pessoas vão se cansar e começam a ir embora na metade do evento.

Reserve por volta de 30 minutos para falar sobre o produto e espalhe de maneira estratégica estandes com materiais impressos e vendedores habilitados para tirar dúvidas ou fechar negócios.

Se possível, programe a apresentação do produto para o meio do evento, assim dá tempo de todo mundo chegar (lembre-se que os brasileiros têm o hábito de se atrasar para qualquer coisa) e se algum convidado precisar sair antes do final, ele não perde as informações mais importantes.

Que tal oferecer pequenas amostras do produto em formato de brinde? Os participantes vão adorar.

10- FESTA PÓS EVENTO CORPORATIVO

A festa pós evento é a famosa esticadinha, aquele momento de descontração que pode ser realizada em um barzinho, um clube ou qualquer local mais descontraído.

Não é algo realmente formal, é mais um encontro depois que todos cumpriram suas tarefas no curso, no seminário ou no workshop e podem relaxar e interagir com os outros participantes. Se o evento corporativo ocorrer num hotel, você pode organizar um pequeno coquetel no encerramento do evento na área do bar ou em algum local específico disponibilizado pelo estabelecimento. Inclusive é possível convidar até mesmo os familiares dos participantes.

O nosso artigo abriu seus horizontes? Esperamos que sim! Como você pode ver, na área de eventos quase tudo é possível, basta um pouco de criatividade e o briefing certo.

Existem diversos tipos de eventos corporativos no mercado. Esses encontros de funcionários e/ou clientes têm como objetivo incentivar os colaboradores de uma empresa a aumentarem a produtividade e se comprometerem com o trabalho. Já para clientes ou parceiros, é ideal para conhecimento da empresa e estreitamento de laços. 

Assim, é uma forma de quebrar a rotina da empresa, gerar interação, reter conhecimento e criar uma aproximação.

5 tipos de eventos para empresas

Conheça agora a lista que preparamos para você com cinco tipos de eventos corporativos para empresas e seus objetivos:

1. Confraternização

A confraternização é o tipo de evento interno mais conhecido e também o mais praticado pelas empresas. Trata-se de um momento com propósito básico de integração. De maneira geral, a empresa leva os colaboradores a um local diferente, afastando-os do ambiente de trabalho para que possam se divertir e se conhecer de maneira mais informal.

É um bom formato para fortalecer a união da equipe e dissipar eventuais conflitos que surgem devido à pressão do escritório. Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado para que a liberdade dessa situação não leve os colaboradores a agir de maneira inadequada. Do contrário, ao voltar à rotina de trabalho, vão aparecer algumas “saias justas”.

Os elementos básicos para uma boa confraternização são:

  • o local adequado, que pode variar conforme o perfil dos colaboradores: uma chácara ou um buffet, por exemplo;
  • música;
  • comida e bebida: com especial atenção à questão de servir bebidas alcoólicas ou não;
  • atividades recreativas: como jogos, esportes, karaokê e amigo secreto.

2. Evento de lançamento

Os eventos de lançamento, como o nome já diz, são focados no lançamento de determinado produto.

Tal evento pode ocorrer na forma de um coquetel, live, show, ativação, dentre outros formatos.

Com esse tipo de evento é possível, ao mesmo tempo, chamar atenção internamente para o novo produto lançado, além de reunir possíveis clientes, investidores e a sociedade em geral.

3. Palestra

A palestra é um evento que pode ter dois objetivos diferentes: motivar ou informar. 

A escolha de uma ou outra deve levar em consideração o que sua equipe precisa no momento. Tenha em mente que isso vai alterar a escolha do palestrante.

Para organizar uma palestra, é preciso de:

  • um local adequado, que possa acomodar todos os participantes sentados, com espaço para possíveis dinâmicas e interações em pé, além de uma boa acústica;
  • o palestrante, cuja fala deve estar alinhada com a cultura da empresa. Cuidado para não contratar um palestrante que vai contradizer os valores e práticas da
  • organização.

4. Workshop

O workshop tem mais ou menos as mesmas funções da palestra, porém, com um elemento distinto: a participação ativa da sua equipe. 

É um dos tipos de eventos mais interativos, pois, enquanto aprendem, os colaboradores aplicam esse conhecimento na prática. Pode ser uma boa alternativa para promover um momento de relaxamento para aquelas equipes que trabalham sob alta pressão.

E aqui vai um ponto interessante: o workshop nem sequer precisa estar relacionado ao trabalho. Se a intenção é aliviar o nível de estresse dos colaboradores, é até melhor que ele seja de outro tema completamente diferente, mas que tenha reflexo na rotina de trabalho dos colaboradores.

Para organizar o workshop, você precisa providenciar:

  • o espaço — pode ser na própria empresa, desde que tenha as condições necessárias para abrigar a atividade que será desenvolvida;
  • o responsável por ministrar o workshop;
  • os materiais necessários para que sua equipe possa realizar as práticas propostas.

5. Visita à empresa

Um evento externo, como a organização de visitas à empresa, também pode ser uma forma de fortalecer a imagem do empreendimento junto aos colaboradores. Muitos funcionários — especialmente em cargos operacionais — não têm uma perspectiva clara do que a empresa faz e de como ela se relaciona com os clientes.

Ao trazer esses clientes para dentro dela, o colaborador passa a ter consciência da importância do seu próprio trabalho e do que significa fazer parte dessa organização. Porém, ao mesmo tempo, um evento desse tipo exige uma organização impecável. Afinal de contas, o cliente está envolvido.

Portanto, tudo que acontece durante a visita também impacta a imagem que ele tem da sua empresa. Imagine o que poderia acontecer se, durante uma visita de clientes a uma fábrica, um dos operários sofresse um acidente de trabalho? Isso poderia afetar negativamente sua posição no mercado.

Tendo isso em vista, para realizar um evento desse tipo, é preciso garantir que:

  • todos os colaboradores estejam trajados adequadamente e, se for o caso, usando os EPIs (embora, é claro, isso deva acontecer independentemente da visita);
  • os espaços de trabalho estejam limpos e organizados;
  • a equipe esteja trabalhando de maneira eficiente, para transmitir segurança aos clientes.

Não se esqueça de que os elementos apontados para organizar cada evento são apenas o mínimo necessário. Ou seja, um bom evento corporativo precisa de muitos outros detalhes, como: 

  • elaboração da agenda; 
  • seleção de fornecedores; 
  • divulgação adequada; 
  • cuidados com a segurança dos participantes
  • planejamento
  • logística
  • consultoria
  • experiências
  • atenção ao pré, durante e pós evento
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