Saiba como identificar oportunidades de negócios em eventos corporativos

eventos corporativos
4 minutos para ler

O investimento em eventos corporativos — oficinas, feiras, palestras, workshops, entre outros — é uma estratégia de marketing que traz excelentes resultados, sendo que o principal é a geração de oportunidade de negócio.

O ambiente dos eventos é bastante propício para isso, afinal, em um mesmo local, estão reunidos os principais nomes da sua área e um grande número de fornecedores, potenciais clientes e parceiros. Portanto, os eventos corporativos são ótimos para trabalhar o relacionamento com clientes e fechar novos negócios.

Neste artigo, vocês vão conhecer as principais estratégias para identificar oportunidades nesses eventos. Continuem acompanhando e aproveitem. Boa leitura!

Utilize da melhor forma os espaços de encontro do evento

Na maioria dos eventos, vocês vão ter vários espaços nos quais as pessoas podem se sentar, descansar, comer e tomar um café para que consigam manter as energias ao longo do dia. Então, é preciso usar e abusar disso.

É fundamental que vocês saibam em quais espaços podem encontrar potenciais clientes que tenham disposição para ouvir as suas ideias. Saibam quais são os melhores locais para quando pretenderem levar algum prospect para um ambiente mais confortável e calmo. No fim do evento, por exemplo, quase sempre há um happy hour. Tenham em mente que esse é o momento ideal para descontrair mais e interagir com as pessoas, deixando-as mais à vontade.

Estabeleça contato com os tomadores de decisão

Eventos corporativos são canais de aquisição interessantes pela quantidade de participantes e pelas oportunidades de falar com tantas pessoas diferentes. Contudo, em um processo de vendas, sempre há a importância de falar com pessoas que têm o poder decisivo de responder “sim” para um novo negócio. Por esse motivo, é fundamental identificá-las no momento de iniciar conversas mais profundas a respeito do que o seu negócio oferece a mais para elas.

Tentem sempre compreender durante a conversa o que exatamente o participante faz na companhia onde trabalha e quais são os seus motivos para participar do evento. É para entender o que os seus concorrentes estão fazendo? Conquistar um parceiro estratégico? Ou marcar presença em um evento setorial?

Ao fazer esses questionamentos, vocês vão conseguir entender o quanto devem falar da sua solução e, em muitos casos, saber quando concluir a conversa e prosseguir para uma próxima. Procurem identificar quais são as melhores oportunidades para networking.

Mantenha o foco no problema do cliente

Focar somente no serviço ou produto que vocês querem vender pode ser um verdadeiro tiro no pé no momento de fechar vendas. O mais indicado é focar no cliente, ou melhor, no problema dele.

Se o cliente em potencial chegar até vocês desejando saber do seu produto, não iniciem tratando das suas descrições técnicas e características. Comecem a abordagem falando sobre as dificuldades que as pessoas têm enfrentado por não terem um produto como o seu. Assim, enquanto vocês falam, o cliente em potencial vai se identificando com esse problema e a chance de ele querer saber mais sobre o produto e adquiri-lo é bem maior.

Saiba manter uma conversa produtiva

Para que vocês possam manter uma conversa produtiva, procurem ter uma postura acessível e otimista. A atitude corporal fala muito sobre as pessoas e, normalmente, é a primeira mensagem que o interlocutor recebe na hora de se comunicar. Então, mostrem-se sempre simpáticos. Outra dica é ouvir antes de falar e entender a pessoa para aconselhá-la de forma assertiva, oferecendo soluções que sejam condizentes com as suas necessidades.

Nos eventos corporativos, vocês têm à disposição a chance de fazer um contato mais pessoal e direto com os seus prospects e até descobrir uma nova oportunidade de negócio. Sendo assim, sejam inteligentes e busquem gerenciar bem seu tempo, pois os bons eventos geralmente terminam mais rápido do que podem imaginar. Enfim, jamais se esqueçam da importância que a escolha do espaço do evento tem para promover melhor o relacionamento, a troca de informações com os participantes e aumentar as chances de fechar negócio.

Gostaram deste post e querem saber mais sobre o assunto? Então, aproveitem para baixar o e-book3 Passos para transformar um evento corporativo em uma experiência de sucesso” agora mesmo!

Você também pode gostar