Saiba agora como fazer o lançamento de um produto!
Após o longo período para desenvolver e executar um projeto inovador na empresa, é preciso valorizar a maneira de mostrar os resultados para parceiros e clientes. Saber como fazer o lançamento de um produto pode impactar a perspectiva que o público terá sobre ele.
Eventos de lançamento de produtos vão além de apenas divulgá-los. Eles são oportunidades únicas de criar uma conexão mais profunda com clientes e investidores. Se forem bem elaborados, esses eventos podem criar uma experiência de extrema valorização da marca.
Vocês sabem como fazer o lançamento de um produto? Este conteúdo elenca 5 passos indispensáveis para criar valor por meio de um evento de apresentação. Confira.
Treine e prepare a equipe do evento
Eventos corporativos são espaços de interação. Por isso, todas as pessoas envolvidas na recepção e no atendimento de convidados devem estar alinhadas com a proposta que a empresa quer trazer.
Alguns eventos levam um tom mais informal, outros adotam maior seriedade. O treinamento dos profissionais que vão atuar no evento fará com que a equipe esteja preparada para performar de maneira adequada e contribuir para um ambiente agradável.
Selecione os convidados
É claro que os convidados são os grandes alvos de uma ação de lançamento. Por isso, a seleção do público também deve ser estratégica. Afinal, a empresa quer que eles se tornem representantes desse momento especial para o resto da comunidade de clientes.
Alguns personagens que podem ser convidados para eventos como esse são:
- clientes de longa data da empresa;
- pessoas com histórias relacionadas ao novo produto;
- influenciadores que têm um trabalho alinhado com o da marca;
- representantes de empresas parceiras;
- investidores que contribuíram para o desenvolvimento.
Escolha o local do evento
Atualmente, todos os aspectos de um evento precisam estar ligados a uma experiência diferenciada. O espaço é um integrante importante desse quadro e precisa ser escolhido com cuidado.
A escolha do local certo deve considerar a localização do espaço, a infraestrutura oferecida, a quantidade de pessoas que comporta e os diferenciais que podem proporcionar momentos de maior valor ao público.
Espaços com ambientes mais luxuosos e que ofereçam assistência completa à gestão do evento são diferenciais nos quais vocês podem apostar.
Prepare a dinâmica para a cerimônia
A programação da cerimônia de lançamento também faz parte de um evento que seja completo e agregue valor ao produto apresentado. Entre os momentos que podem ser interessantes para o evento, estão:
- apresentação do produto pelos desenvolvedores e representantes da empresa;
- espaço de testes onde os convidados podem vivenciar uma experiência com o produto;
- distribuição de brindes, que podem conter o próprio produto lançado;
- distribuição de coquetel;
- apresentação de música, com alguma banda ou cantor que tenha alinhamento com o público convidado.
Trabalhe as ações pós-evento
Um evento de lançamento não acaba quando o último convidado deixa o espaço. Existem diversas ações pós-evento que a gestão precisa realizar para maximizar esse momento tão importante.
Primeiramente, é fundamental divulgar o sucesso do evento em redes sociais da empresa, inclusive aproveitando a mídia criada pelos próprios convidados. Isso reforça o bom desempenho da iniciativa diante da comunidade digital.
Também é importante enviar um agradecimento aos participantes, de forma a manter o relacionamento vivo entre a marca e seus clientes e representantes.
Outra ação necessária é o acompanhamento dos indicadores de evento. Eles precisam ser observados para que a gestão entenda os acertos da estratégia, assim como o que pode ser aprimorado nas próximas iniciativas.
Ao entender como fazer o lançamento de um produto, é possível elaborar uma experiência completa e marcante aos convidados. O resultado é a criação de conexões valiosas que melhoram a imagem da empresa no mercado.
Para que os resultados do evento sejam monitorados corretamente, separamos um artigo que explica as principais diferenças entre os indicadores ROI, ROO e ROR. Essa leitura, certamente, vai ajudá-los ainda mais!