ROL ajudando as empresas no seu crescimento

ROL
3 minutos para ler

Cada vez mais as empresas vêm buscando formas de avaliar sua performance. Um destes indicadores que passaram a fazer parte do vocabulário das empresas é o ROL, que busca ajudar as empresas a atingirem seu crescimento de forma sustentável.

O Retorno de Aprendizado (ROL) – do inglês, Returning of Learning– serve para analisar e metrificar o conhecimento obtido sobre o mercado, os clientes e a concorrência. De certa forma esta é uma métrica utilizada pelas empresas para avaliar seus esforços em todas as áreas, ajudando a impulsionar o crescimento e a competitividade na organização e deve ser realizada periodicamente, ajudando a trazer decisões e agregando aprendizado.

A pergunta que não cala é o que devemos com certeza avaliar. Fato que toda empresa é um celeiro de aprendizados pois todos que trabalham em uma empresa tem a oportunidade de trazer informações e aprendizados do mundo “externo” para o negócio e essas experiências e insights podem auxiliar no direcionamento da empresa para atender e satisfazer as necessidades dos clientes de maneira completa, além de servir como “banco de aprendizado”.

Quais são os indicadores?

O Retorno de Aprendizado é melhor avaliado através de seus indicadores. A observação dos indicadores concede à organização mais autonomia e consciência para agir em prol de melhorias no ambiente de trabalho.

Desempenho financeiro – entender se o investimento em aprendizado (cursos, softwares, pesquisas com clientes, cientistas de dados e outras ações) trouxeram um aumento de lucros.

Produtividade – foco na assertividade, cumprimento de metas e menos refação de atividades.

Investimento em aprendizado – todo e que qualquer investimento neste sentido é fundamental ser avaliado para se entender se foi estratégico ou não, vale a pena para outros grupos, no próximo ano e por aí vai.

Job Rotation – para as empresas que possuem esta prática, avaliar se houve estímulo as novas ideias, registrar insights dos colaboradores;

Crescimento na empresa – avaliações de desempenho precisam ser constantes, para entender se a empresa está ou não mais próxima do seu objetivo.

Empresas que investem em ROL tendem a criar uma vantagem competitiva única, sendo capaz de elaborar estratégias antes de seus adversários.

Outro ponto muito positivo é garantir uma maior participação de seus funcionários, que se sentem envolvidos com a operação.

Para os novos colaboradores, por exemplo, engajá-los na cultura do aprendizado os levará a ter um plano de carreira e a empresa atingirá níveis de conhecimento cada vez maiores, traçando naturalmente um RH mais estratégico.

Sempre é importante estar atento a novas metodologias e aproveitar o que pode ser interessante para aplicar na sua empresa.

Você também pode gostar