RH Mobile – sua empresa está pronta?

3 minutos para ler

O ano de 2020 foi uma revolução para muitas empresas como RH Mobile. A pandemia tornou o home office algo inerente a jornada de trabalho, assim como processos internos das empresas que tiveram sua forma de serem realizados totalmente alterados.

De todas as áreas, uma das mais estratégicas e que também sentiu esta necessidade de evoluir rapidamente foi o RH. Afinal como continuar a realizar suas atividades se o foco principal deste departamento estava distante?

Muitas empresas já estavam migrando sua atuação, outras ainda não tinham experimentado esta nova forma de atuar e acabaram por ser lançadas neste novo momento.

Mais do que aderir a novas práticas, RH Mobile traz uma mudança na forma de conceber o RH, alterando a cultura organizacional, porque além dos aplicativos que podem estar à disposição dos gestores a qualquer momento, cria também uma forma de pensar e agir do RH, muito mais interativo, ágil e participativo tornando obsoletos muitos processos e trazendo mais transparência e clareza aos envolvidos.

Além da comunicação interna que em tempos como atuais, se torna estratégico para tornar o grupo coeso evitando assim informações desnecessárias e minimizando o stress com o público interno.

Algumas destas soluções já estão integradas ao dia a dia das empresas, como processos de seleção, entrevistas por videoconferência, treinamento, outras como ponto digital e gestão de tarefas estão sendo incorporadas com a rapidez necessária.

Processos de Seleção: já reconhecidos pela facilidade e assertividade, já que diminuem muito o tempo de análise de currículos, trazendo os melhores perfis para as vagas. Muitos destes softwares realizam também testes comportamentais, muito útil no momento da escolha de um candidato.

Entrevistas: está tão comum hoje em dia que a gente não imagina porque não utilizamos isto antes. As entrevistas online permitem ao RH realizar mais entrevistas para mesma vaga de forma mais ágil e muitas vezes deixando o candidato mais tranquilo, uma vez que ele está num ambiente seguro.

Treinamento: o EAD já era uma realidade, mas agora encontrou o gamification que pode tornar a experiência mais divertida, afinal quem não gosta de um bom jogo no celular não é mesmo?

Ponto Digital: este com certeza é um dos maiores desafios. Uma vez que a jornada de trabalho continua sendo a mesma e empresas com mais de 20 funcionários precisam manter o registro de ponto conforme normas do Ministério do Trabalho.

Armazenamento na Nuvem:  apesar da facilidade, lembramos que ter provedores com versões pagas apresentam mais segurança contra invasão de hackers.

Gestão de tarefas: diversos aplicativos apresentam esta solução em versões pagas ou gratuitas. O ideal é escolher um único aplicativo para toda a empresa, para que não esteja cada área atuando de forma independente e garantindo a segurança.

Lembramos que tornar um RH MOBILE envolve aprendizagem e avaliação. Escolher qual a melhor solução é uma questão de avaliar corretamente as necessidades e o perfil dos usuários da sua empresa.

O certo é que todos nós estamos aprendendo e evoluindo muito neste novo normal.

Boa jornada!

Você também pode gostar