RH 4.0: entenda o que é e sua relevância para a empresa

4 minutos para ler

A tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotidiano, e dentro das empresas seu papel é ainda mais forte. Gerenciar tantas pessoas, processos e setores seria uma tarefa extremamente árdua sem o auxílio dos softwares e plataformas. É por isso que hoje se fala tanto em RH 4.0.

Especialistas no ramo acreditam que estamos enfrentando uma Quarta Revolução Industrial, e é nesse contexto que entra o conceito de RH 4.0. Como o setor pode se alinhar com a nova era digital? De que forma o trabalho dos profissionais de RH será impactado por essas transformações? Como as empresas podem se beneficiar?

Neste artigo veremos o que é esse conceito e qual é a sua relevância para as empresas. Portanto, continue a leitura!

O que é o RH 4.0?

Pois bem, se antes as chamadas Revoluções Industriais introduziram novas tecnologias ao mundo, a revolução pela qual passamos hoje é mais sobre a fusão de tecnologias. Integrar uma inteligência artificial em objetos físicos, substituir um tipo de trabalho por máquinas ou utilizar algoritmos para facilitar tomadas de decisão.

Até as empresas mais tradicionais têm percebido a necessidade de entrar no mundo digital para sobreviver. No caso mais específico dos setores de RH, isso não seria diferente. Utilizar as inovações ao seu favor significa aprimorar um processo seletivo, liderar melhor equipes e até gerenciar colaboradores de forma remota.

Quais são os impactos?

Existem várias mudanças proporcionadas pelo RH 4.0 em uma empresa. Portanto, se pudéssemos citar as três principais tendências, elas seriam as que listamos a seguir.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Encontrar o colaborador ideal

Avaliar um currículo e fazer entrevista já não são as únicas formas de filtrar informações sobre um candidato. As novas formas de recrutamento incluem redes sociais, como LinkedIn, em que as pessoas podem falar mais sobre si e sua trajetória profissional. Além disso, as empresas podem disponibilizar questionários e testes online com intuito de identificar as pessoas com o perfil mais adequado para uma função ou cargo específico.

Flexibilizar a jornada de trabalho

Com uma gestão de pessoas diferenciada e novos meios de comunicação, como videoconferências, é possível transformar a ideia tradicional de trabalho. Para aumentar a produtividade dos funcionários, algumas empresas abriram a possibilidade para jornadas home office. Agora, para que a produtividade realmente aconteça longe do escritório, é preciso que o colaborador tenha foco e entregue resultados.

Contratar profissionais para projetos pontuais

Os números de projetos pontuais dentro das empresas têm crescido, como a elaboração de uma arte ou a criação de um e-book. Hoje, é possível procurar especialistas para desenvolver algo específico, sem que seja necessário contratá-los (os chamados freelancers). Essa possibilidade entrega melhores resultados às organizações e flexibiliza os ganhos financeiros dos colaboradores.

Qual é o papel do profissional de RH nesse processo?

É essencial para quem trabalha com Recursos Humanos ser receptivo e estar bem informado acerca das novas tecnologias, já que facilitam muito a dinâmica de trabalho. Além disso, permitem uma aproximação entre as equipes de funcionários, gerando relações com mais profundidade e promovendo clareza na comunicação de objetivos a serem alcançados.

O departamento de RH passou a ter um papel mais forte, colaborando na resolução de problemas e auxiliando no desenvolvimento de empresas. Portanto, no momento em que o RH 4.0 se faz necessário, esses profissionais precisam compreender a importância de aprender sobre as tecnologias e como utilizá-las da forma mais eficiente no recrutamento e gestão de pessoas.

O RH 4.0 é uma tendência que não pode ser ignorada, e só pode trazer vantagens ao ambiente corporativo quando utilizada da melhor forma. Alguns dos benefícios são melhorias no clima organizacional e atração de profissionais qualificados. Por isso, sua importância dentro do setor de RH.

Este artigo foi útil para você? Esperamos que sim! Portanto, se você gostou, não deixe de compartilhá-lo em suas redes sociais.

Você também pode gostar