Como promover o relacionamento no trabalho? Entenda!

4 minutos para ler

Manter um bom relacionamento no trabalho é fundamental para alcançar os resultados esperados pela organização. Quando isso não acontece, o clima organizacional fica comprometido, o que pode levar grandes prejuízos à companhia, como perda de produtividade, maior número de ausências do trabalho e até o aumento da rotatividade de pessoal.

Nesse sentido, o relacionamento interpessoal de cada colaborador deve ser trabalhado de forma a incentivar que as pessoas convivam em harmonia, pois somente dessa maneira elas conseguirão fazer as suas melhores entregas.

Quer saber como promover o relacionamento no trabalho? Então, continue a leitura!

Incentive o autoconhecimento

Cada vez mais as empresas têm reconhecido que as transformações acontecem de dentro para fora. Por isso mesmo, dão preferência à contratação de profissionais com competências comportamentais alinhadas aos valores da empresa, já que elas são bem mais difíceis de serem treinadas.

Nesse cenário, incentivar as práticas de autoconhecimento dos colaboradores é fundamental para que eles consigam entender e identificar as suas próprias emoções. Com isso, fica mais fácil gerir esses sentimentos, contribuindo para que situações de conflito não aconteçam, o que pode causar sérias consequências, tanto para a empresa quanto para o próprio colaborador.

Reconheça o esforço das pessoas

É fato que a maioria das pessoas passa mais tempo no trabalho que em casa, e quando elas sentem que esse esforço não é reconhecido, tendem a ficar desmotivadas. Com isso, podem influenciar outros colaboradores, o que interfere negativamente no clima organizacional e, consequentemente, na produtividade.

Para evitar essa situação e, ainda, promover o bom relacionamento no trabalho, reconheça o esforço dos profissionais de forma sincera. Isso pode ser feito com um almoço de comemoração por meta alcançada, eventos de hapy hour, elogios verbais e até mesmo algum tipo de premiação.

Powered by Rock Convert

É importante ficar atento para não privilegiar somente uma pessoa ou grupo de pessoas, pois isso seria extremamente negativo. Caso identifique que alguns colaboradores precisam de mais ajuda que outros, some esforços a fim de nivelar toda a equipe.

Fomente o respeito entre a equipe

Não existe relacionamento interpessoal sem respeito. Logo, incentive esse importante valor entre a equipe e comece dando o exemplo. Você pode fazer isso com a ajuda do departamento de Recursos Humanos da empresa, propondo que eles apliquem dinâmicas e outras metodologias, a fim de evidenciar a importância do respeito com todas as pessoas e em todos os ambientes, inclusive no trabalho.

Apesar de o respeito ser um valor considerado “básico”, as cobranças, metas desafiadoras e prazos apertados, acabam por encobrir esse comportamento no ambiente laboral e, por isso, ele precisa ser revivido com certa frequência, a fim de mantê-lo ativo no dia a dia das pessoas.

Busque oferecer satisfação no trabalho

Você já deve ter ouvido a frase que pessoas felizes trabalham mais e melhor, não é mesmo? Isso está diretamente relacionado à satisfação no trabalho, ou seja, quanto mais satisfeitas as pessoas estiverem com as outras ao seu redor, e com as atividades que exercem, melhor serão as suas entregas.

Portanto, promover ações que favoreçam o sentimento de satisfação é primordial. Isso pode ser feito com a implementação de programas de bem-estar no trabalho, rodas de conversas para aproximar pessoas e evitar conflitos, eventos comemorativos, uma série de outras ações coordenadas com o RH da empresa.

Assim, promover o relacionamento no trabalho é possível, e para alcançar os resultados desejados, é preciso estar alinhado com o RH da companhia, monitorar o clima organizacional e incentivar as pessoas para que elas tenham um bom convívio social. Nesse sentido, manter a relação amigável, de forma respeitosa entre os pares e subordinados é essencial.

Se você gostou deste artigo, siga nossas redes sociais e continue por dentro das novidades! Estamos no Facebook, Instagram, YouTube e LinkedIn!

Você também pode gostar