Qual a importância e como mensurar a satisfação do cliente pós-evento?

satisfação do cliente
4 minutos para ler

Como mensurar a satisfação do cliente após um evento? O atendimento diferenciado só é alcançado com relacionamento, aproximação e continuidade, contudo, é preciso fazer isso corretamente.

Há perguntas padronizadas? O que personalizar para tornar os resultados ainda melhores? Tratamento de conteúdo e resultados otimizados são algumas das soluções que orientamos neste post com o objetivo de mostrar essa importância para seu projeto.

Registrando e aplicando nossas dicas de medição de satisfação, são grandes as possibilidades de aprimoramento. Então, leiam atentamente e preparem o seu plano de relacionamento pós-evento.

Qual a importância de avaliar a satisfação do cliente pós-evento?

Se certificar que a experiência oferecida ao cliente foi única é o ideal. Mas como descobrir isso? Com técnicas de mensuração do sucesso do evento. Sim, é possível e extremamente importante buscar esse feedback.

Dessa forma, aumenta expressivamente a chance de concretização de um negócio. Ainda mais, quando pesquisamos o grau de satisfação pós-evento, entendemos melhor o pensamento, o potencial e as necessidades do cliente.

Como mensurar a satisfação do cliente pós-evento?

Como mensurar a satisfação de forma inteligente e objetiva considerando que os nossos clientes são especiais e diferenciados? O ideal é criar um modelo de pesquisa mais performático e intimista. Veja agora algumas das principais dicas.

1. Fazer as perguntas certas na pesquisa de satisfação

Em primeiro lugar, é preciso criar valor para seu cliente. Uma boa dica é mostrá-lo que a opinião dele é importante. Por isso, pode-se elaborar cerca de 10 questionamentos para sua avaliação, contendo:

  • 80% de questões fechadas com resposta de 1 a 5 ou de 1 a 10;
  • 20% de questões abertas com respostas livres.

Nelas, entram duas questões: avaliação geral sobre o evento e feedbacks individuais de palestrantes e equipes. Quanto ao espaço, deve-se medir as respostas em relação à estrutura, ao ambiente, à sonorização e a aspectos base do evento.

2. Saber como avaliar os dados

É fundamental avaliar criticamente o evento absorvendo de forma consciente as respostas positivas e as negativas. O ideal é utilizar as respostas fechadas em softwares que exibem gráficos para mensurar mais precisamente os resultados.

3. Interpretar corretamente os resultados

Esta é uma das melhores dicas sobre como mensurar a satisfação do cliente pós-evento: tirar boas lições dos pontos negativos. Registrar e aprimorar é a melhor coisa a se fazer nesse caso. Sobre os pontos positivos, são os que medem a receptividade da experiência. É por eles que se deve extrair as oportunidades de negócio.

4. Listar sugestões de ações para aplicar nos próximos eventos

Para os próximos eventos, é importante considerar uma reestruturação e procurar equipes mais sólidas no mercado com experiência e autoridade em eventos especiais. Corte questionamentos ou ações negativas e experiências que não geraram valor.

Fazer uma listagem com os pontos principais e buscar cada vez mais significância e otimização para fechamentos de negócios também é recomendado. Sugestões de melhorias comentadas por clientes podem virar novas ações e contribuir com seu aprimoramento.

Como definir o melhor conteúdo para a pesquisa de satisfação do cliente pós-evento?

Por fim, um método de avaliação adaptado ao seu público-alvo deve ser criado. Hoje os conteúdos on-line podem oferecer mensurações mais precisas e inteligentes, mas dependendo do perfil e do tipo de evento, o material impresso também pode ser interessante.

Perceberam a importância dessas dicas? Neste conteúdo, vocês tiveram uma abordagem clara, objetiva e focada nas melhores ações de otimização de pesquisas de satisfação do cliente pós-evento. Não percam mais tempo e façam acontecer a partir desse momento para conquistar cada vez mais competitividade no mercado.

Saber como mensurar a satisfação do cliente é apenas mais um aprendizado entre tantos outros fundamentais para a excelência dos seus serviços. Então, continuem a jornada de conhecimento assinando nossa newsletter e garantindo conteúdos relevantes como este!

Você também pode gostar