Qual a importância da integração de equipes para a empresa?

4 minutos para ler

As atividades pertinentes ao departamento de Recursos Humanos costumam ser desafiadoras. Manter a integração de equipe é uma delas, especialmente se a empresa for construída no esquema matriz e filiais, com unidades distantes umas das outras. 

O mercado de trabalho exige que as relações sejam cada vez mais humanizadas, e trabalhar a sintonia e o relacionamento entre os colaboradores faz parte desse cenário.

O assunto merece atenção, uma vez que a falta de diálogo pode ser bastante prejudicial. Conflitos internos, necessidade de retrabalho e pouco engajamento são alguns exemplos de problemas gerados pela falta de integração de equipe. Você sabe quais são os benefícios de manter seus times e setores integrados? Continue a leitura deste artigo e fique por dentro do assunto!

Agilizar processos

Se um dos malefícios de não promover a integração de equipe é o retrabalho, os programas que visam manter os colaboradores integrados eliminam essa possibilidade.

Nesse sentido, podemos afirmar que um dos benefícios da prática é agilizar os processos. Uma vez que a integração é realizada por uma comunicação eficiente, a tendência é que todos os integrantes de um projeto saibam exatamente os próximos passos a serem dados, diminuindo consideravelmente as chances de erros.

Assim, o trabalho pode ser realizado de maneira quase automática, já que todas as informações foram recebidas de imediato, evitando também os ruídos na comunicação.

Alinhar os objetivos da empresa

Toda empresa que deseja conquistar o sucesso procura estabelecer metas e objetivos com base em um planejamento estratégico bem construído. No entanto, é comum que essas questões fiquem restritas aos gestores, o que pode ser um grande erro.

Quando os colaboradores estão cientes das pretensões da empresa, conseguem trabalhar em um formato mais próximo da autonomia, mas sempre alinhados ao que a empresa espera. Essa sintonia só gera vantagens, ainda mais quando a organização adota políticas de incentivo para que os times cresçam e evoluam junto aos resultados do negócio.

Fortalecer a cultura organizacional

Promover a integração das equipes é resultado da combinação de vários elementos, e um deles é a comunicação interna. Quando bem construída, ela interfere positivamente no clima organizacional.

Evitar ruídos na comunicação é requisito básico para que as atividades possam fluir e o ambiente de trabalho seja agradável. Os trabalhadores ficam mais satisfeitos com seus empregos e a tendência é que sejam mais produtivos. Não há espaço para fofocas e nem para informações desencontradas.

Além disso, a empresa estabelece uma relação de confiança com o seu capital humano, sentimento fundamental para a retenção de talentos.

Aumentar a produtividade

Todos os benefícios relatados neste artigo levam a um lugar em comum: a produtividade. Uma equipe produtiva é aquela que realiza grandes feitos sem desperdiçar recursos e otimizando o tempo.

Uma equipe que se comunica produz muito mais, especialmente quando a empresa combina a adoção de recursos tecnológicos com ações que incentivem a integração entre os colaboradores — como o team building.

O team building nada mais é do que o conjunto de ações de endomarketing que favorece a integração, melhorando o relacionamento entre os colaboradores e reforçando a ideia do trabalho em equipe.

Invista nas estratégias certas para promover a integração de equipe e veja os resultados do seu negócio decolar. Cuidar do capital humano da empresa é o combustível para o sucesso. Pense nisso!

O Experience Lounge está apto a ajudar as organizações a proporcionarem experiências válidas e benéficas. Conheça mais sobre os nossos serviços de team building!

 

Você também pode gostar