Marketing Tradicional e o Marketing Digital, qual é a diferença?
Qual é a diferença entre o marketing tradiconal e o digital?
Nos últimos anos, por conta da evolução da tecnologia, muita coisa mudou no mundo. A forma como nos relacionamos, compramos ou conhecemos pessoas já não é mais a mesma e este ano, com a questão da quarentena, isso se tornou ainda mais forte.
O Marketing, por ser um processo vivo, também passou por mudanças e agora estamos vivenciando o “Marketing 4.0”, como definido por Philip Kotler. E como se deu esta evolução?
Em resumo, podemos afirmar que saímos de um marketing off line e agora estamos vivenciando a integração deste modelo com o marketing digital.
No primeiro modelo a comunicação era unilateral, orientada para as marcas e sem a participação do consumidor. Os planos de marketing eram anuais, com poucas mudanças de rota durante sua execução. Os investimentos eram realizados em mídias tradicionais e o público-alvo era observado de modo estanque, cada qual no seu quadrado. Não havia muita margem para mudanças de rota, já que o mundo seguia um ritmo pré-definido pelo calendário anual do varejo com suas datas principais. Podemos afirmar que era como uma receita de bolo, com poucas variações e todas as empresas atuavam de modo muito similar.
A partir do momento que tivemos o surgimento da internet estes paradigmas começaram a ser rompidos e as empresas passam a perceber um novo caminho para se relacionar. Apesar de ainda muito inicial, a comunicação passa a ser um pouco menos unilateral, a partir da criação de canais para que o consumidor possa falar com as empresas. Os consumidores também passaram a conhecer outras marcas, ter maiores informações sobre os produtos e serviços, criando um estado maior de consciência.
Com a chegada dos smartphones e as redes sociais, tivemos uma verdadeira revolução. A velocidade com que a comunicação acontece é quase instantânea e o consumidor tem cada vez um papel mais decisivo. Os planos de comunicação continuam anuais, do ponto de vista macro dos negócios, mas com ajustes semanais a fim de atender uma necessidade do mercado de estar sempre atualizado não só com as datas como com os assuntos vigentes, já que as ações passam a ter uma característica global. A comunicação passou a ser feita não só para o consumidor, mas pelo próprio consumidor, que traz opiniões e pode influenciar de modo positivo ou não outros consumidores.
Para atuar neste novo cenário as empresas precisam estar atentas as principais tendências de tecnologia, entender os anseios do seu consumidor, observar os movimentos das redes sociais e mais do que nunca, estar disposto a aprender sempre.
Sim, agora mais do que nunca Marketing é uma caixinha de surpresas.