Saiba como utilizar um programa de incentivo nos eventos corporativos
Manter a equipe engajada é superimportante. Afinal, de nada adianta ter os melhores talentos se eles não rendem, não é mesmo? Pensando nisso é que existem os programas de incentivo nos eventos corporativos, que ajudam a manter a motivação do pessoal.
Além de baixa produtividade, a insatisfação dos colaboradores pode fazer com que eles busquem oportunidades fora e a sua corporação pode perder pessoas fundamentais. Para que isso não aconteça com você, que tal aproveitar os eventos corporativos para inserir um bom programa de incentivo? Neste post, mostramos algumas dicas de como fazer isso. Vamos lá?
O que é um programa de incentivo?
São experiências agradáveis que as empresas oferecem como uma maneira de recompensar os funcionários que estão engajados e que obtêm os melhores resultados. Viagens, passeios e outras vivências são alguns exemplos.
Está certo que pagar bons salários são um atrativo e tanto para reter os talentos, mas muitas vezes isso não é o suficiente. O colaborador quer se sentir valorizado dentro da empresa onde trabalha. Aliás, quem não quer? Sendo assim, um programa de incentivo, além de melhorar a produtividade, pode fazer com que a corporação mantenha os melhores funcionários.
Como criar um programa de incentivo?
Como você viu, o programa de incentivo é uma ótima estratégia para manter o engajamento dos funcionários, melhorar o clima organizacional, reter os talentos e, de quebra, ainda potencializa os resultados. Ou seja, são muitos benefícios que compensam o investimento.
Por mais que pareça ser algo muito simples, não basta apenas comprar um fim de semana em um spa, por exemplo, e premiar quem deu o melhor resultado. É preciso ter um planejamento para que o programa de incentivo seja, realmente, eficaz. A seguir, confira algumas dicas.
Ouça os colaboradores
Quem melhor para dizer o que se passa entre os funcionários do que eles mesmos? Antes de mais nada, é interessante fazer uma análise de qual é a situação da empresa. Pontos a considerar são: o que mantém os colaboradores na empresa, o que os desmotiva, o que eles esperam etc.
Com isso, você consegue ter mais informações para fazer um plano de programa de incentivo eficaz. Não apenas fazendo o que os funcionários desejam, mas também colocando as metas e os objetivos que ajudam a criar um clima organizacional melhor.
Defina as metas
Um programa de incentivo não é apenas um prêmio dado a esmo. Ele deve ser vinculado a metas alcançáveis. Por mais que a premiação seja uma viagem incrível com tudo pago, não há como tirar mais do colaborador do que é possível em qualquer circunstância.
Por mais que você queira um salto de produtividade e de vendas, estabelecer objetivos muito altos dará um efeito inverso. Em vez de motivado a alcançar a meta, o colaborador se dará como vencido e não aderirá ao programa. Ou seja, não haverá engajamento.
Além disso, é importante que as metas sejam bem estabelecidas e deixadas muito bem esclarecidas. Qualquer divergência sobre isso ao longo da execução do programa, pode deixar a empresa em “maus lençóis”. Por exemplo, se a meta for cumprida antes do previsto, não é inteligente aumentá-la no meio do caminho.
Escolha a premiação
A premiação do programa de incentivo não precisa ser apenas viagens e passeios. Outras ideias também são muito bem-vindas, principalmente para empresas de pequeno porte, que não têm como investir muito alto. Já pensou em dar bônus em dinheiro para quem atingir a meta? É uma ótima ideia.
Outros benefícios também podem ser lançados com objetivo de melhorar o clima organizacional e a satisfação dos colaboradores, não somente ligadas a metas de produtividade. Descontos em restaurantes, farmácias e outros estabelecimentos, convênios com instituições de ensino e academias etc.
Estabeleça os métodos de bonificação
Para as premiações que exigem o alcance de metas, como vendas, é interessante estabelecer métodos de bonificações que sejam justos. Por exemplo: uma empresa que vende pela internet. Há uma equipe na qual o produto tem valor de 50 reais, já em outra é de 100 reais.
Nesse caso, em vez de estabelecer uma meta em valores, é interessante definir em quantidade de produtos. Isso porque a equipe que vende produtos de 100 reais teria mais vantagens se tivesse que atingir uma quantia em dinheiro. Se em uma região é mais difícil de vender que em outra, isso também deverá ser considerado, e assim por diante.
Faça com que os colaboradores comprem a ideia
De nada adiantará você criar um melhor programa de incentivo, se os colaboradores não comprarem a ideia. A intenção do plano é fazer com que os funcionários sejam engajados e motivados. Para tal, é preciso vender muito bem o seu programa. No próximo tópico, contamos a melhor maneira de fazer isso.
Qual é a melhor maneira de divulgar um programa de incentivo?
Um programa de incentivo não serve apenas para engajar funcionários, ele pode ser uma grande vitrine para os seus clientes. Afinal de contas, para muitos é importante que seus fornecedores sejam preocupados com o bem-estar e a motivação de seus colaboradores.
Para fazer com que o seu programa de incentivo seja bem-aceito pela equipe e bem-visto pelos seus clientes, que tal apostar em eventos corporativos? Eles são usados para a divulgação da campanha e dos resultados. É uma ótima maneira de ganhar visibilidade no mercado e de fazer com que os funcionários comprem a ideia.
Com tantos detalhes para planejar e executar no programa de incentivo, se preocupar em criar um evento do zero pode ser mais um trabalho que consome muito tempo. Por isso, a melhor opção é contar com uma empresa que ofereça um serviço especializado em eventos corporativos, como o Experience Lounge.
Em um só lugar, você encontra tudo que precisa para que o seu evento seja um sucesso. Por ser especializado em eventos de corporações, tudo é muito bem planejado para promover o melhor para os seus clientes e colaboradores. Ambiente, decoração e gastronomia em perfeita harmonia com seus objetivos.
O programa de incentivo apresenta diversos benefícios, tanto para a empresa quanto para os funcionários. Além de melhorar o engajamento, a motivação e o clima no trabalho, ele ajuda a levantar a produtividade, alcançar metas e ter visibilidade positiva entre os clientes.
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