Saiba como manter a produtividade da sua equipe no home office

3 minutos para ler

O isolamento social causado pelo coronavírus tem obrigado profissionais a adotarem novas dinâmicas de trabalho. Com isso, manter a produtividade home office passa a ser um alvo tanto para gestores quanto para as equipes que têm metas a cumprir.

Mesmo que alguns aspectos do trabalho tenham mudado, é importante criar estratégias para que o time de talentos continue engajado nos objetivos da empresa. Dessa forma, os processos organizacionais não sofrem uma queda brusca e a corporação não é afetada negativamente nesse período.

Neste texto, queremos compartilhar com vocês algumas dicas para incentivar os profissionais e adaptar a equipe a essa nova rotina. Confira!

Definir metas claras

Algo que pode prejudicar a produtividade home office é a falta de metas. A gestão precisa definir de forma clara as tarefas que cada profissional precisa cumprir, juntamente com os prazos de realização. Do contrário, é comum que o colaborador perca o foco com a rotina de casa e o excesso de informações desse período.

Ao traçar metas diárias ou semanais, o líder consegue compartilhar quais são suas expectativas com o time, esclarecer dúvidas e garantir que todos entendam sua função na continuidade dos processos da empresa.

Usar tecnologias para alinhar a equipe

Felizmente, a liderança corporativa pode contar com diversas ferramentas tecnológicas para facilitar o alinhamento dos objetivos da equipe. Recursos como o Trello e Asana funcionam online e permitem uma gestão de projetos de forma compartilhada.

Por meio dessas plataformas, todo o time consegue ter uma visão das tarefas que precisam ser realizadas e de quais metas já foram alcançadas. O líder pode delegar funções e observar os níveis de produtividade de cada profissional. Além disso, ferramentas como o Zoom permitem que reuniões com vários colaboradores sejam realizadas, aproximando os talentos e evitando ruídos na comunicação.

Manter canais de comunicação ativos

Por falar em comunicação, é fundamental entender que, sem ela, é praticamente impossível manter a produtividade em home office. A empresa precisa garantir canais de comunicação ativos para que os profissionais se relacionem entre si e com a gestão.

Os supervisores devem estar à disposição para esclarecer dúvidas e resolver problemas. “Abandonar” a equipe, nesses momentos, pode significar perder o alinhamento e, consequentemente o desempenho esperado.

Propor a adoção de uma rotina saudável e produtiva

Muitos profissionais trabalham por anos sem nunca ter uma experiência home office. Por isso, pode ser um verdadeiro desafio organizar um espaço de trabalho, pedir a compreensão da família e criar uma rotina equilibrada para trabalhar e cuidar da saúde física e mental.

É papel da organização oferecer essa orientação que facilite a adaptação a esse momento. A gestão deve garantir que os horários de trabalho não ultrapassem o adequado. Ela também pode instruir os colaboradores a adotar uma rotina de exercícios e alimentação saudável em casa. Afinal, a produtividade também é afetada pela saúde e pelo bem-estar de cada profissional.

Esperamos que nossas dicas ajudem vocês a manter a produtividade home office dos times de talentos. Dessa forma, a empresa sofre menos os impactos desse período e garante a proteção dos seus colaboradores.

Temos mais dicas e estratégias para compartilhar com você. Assine nossa newsletter e receba os artigos diretamente em seu e-mail.

Você também pode gostar