Processo de recrutamento para trabalho em home-office
Todos concordam que o home office é uma condição que veio para ficar como trabalho. Sendo assim os processos seletivos de recrutamento também mudaram e trazem com ele algumas situações especificas.
Como escolher o funcionário ideal para Home Office? Como falamos em outro artigo, nem todos os profissionais disponíveis no mercado se adaptam a este formato de trabalho.
Por isso o processo seletivo deve avaliar algumas características necessárias para que a contratação seja eficaz tanto para o contratante como para o contratado.
Mais do que avaliar hard skills, ou seja, as habilidades aprendidas, no caso do home office é mais interessante focar a avalição para as chamadas soft skills, as habilidades socioemocionais, já que nesta forma de atuação o colaborador tem um papel estratégico para o atingimento de resultados.
Além disso, outros pontos que devem ser avaliados para escolher um profissional neste novo perfil.
Comunicação:
O ponto chave do bom trabalho em home office é a comunicação escrita. Já que a base de quase todo o contato se dá através de ferramentas de gestão de tarefas online, mensagens virtuais, ou seja, muitas demandas por escrito. Saber se fazer entender é fundamental para que não haja ruído na comunicação.
Autogestão & Produtividade.
Capacidade de se manter motivado, ter autogestão e conseguir trabalhar sobre pressão. A vida de home office não é fácil e o profissional precisa saber que ele terá que cumprir os prazos e atender aos pedidos solicitados, como se estivesse na empresa.
O fato de estar sozinho muitas vezes pode deixar o funcionário deprimido, por isso avaliar se o profissional selecionado tem o perfil para atuar com menor interação pessoal é fundamental.
Também é importante que este profissional consiga estipular horários para as tarefas e também para as pausas. Isto é necessário para que o funcionário não tenha após um período de trabalho uma crise de stress ou mesmo aconteça de apresentar uma crise de Burnout, já que muitas pessoas acabam trabalhando mais do que se estivessem atuando de forma presencial num escritório.
Organização
Ser organizado é fundamental para um funcionário Home Office. Ele deve entender a demanda que tem e saber atuar corretamente nas ferramentas de gestão. Como estão separados, os funcionários devem manter seus arquivos compartilhados nas nuvens de forma que seja fácil para qualquer pessoa encontrar a informação.
Reuniões, encontros presenciais e outras demandas.
É muito importante que a empresa deixe claro para o funcionário toda a rotina do funcionário, para que ele já saiba entender e ser preparar para a rotina, buscando assim manter o clima organizacional do time, gerindo expectativas e frustrações.
O home office é um novo caminho para alguns, nem tanto para outros, mas com certeza requer aprendizado. Cabe ao profissional de RH entender estas demandas do mercado e estar apto para ajudar as empresas a encontrarem os melhores talentos com este perfil.