Pós Quarentena – Como garantir um bom retorno ao trabalho?

4 minutos para ler

Diversas empresas já voltaram as atividades normais em seus escritórios. Outras optaram por fazer isto somente no próximo ano e algumas acabaram por adotar modelos híbridos de trabalho, mesclando atividades presenciais, como reuniões, com o home office, pós quarentena.

Mas o que podemos fazer para garantir um bom retorno ao trabalho de nossos colaboradores e tornar o ambiente seguro do ponto de vista epidemiológico.

Todos nós já sabemos quais são as principais recomendações para que se reduza o risco de transmissão da COVID-19, mas não custa lembrar dos detalhes, não é mesmo?

Espaço Físico

Feche os olhos e imagine o ambiente de trabalho do seu time. Pois bem, agora este espaço precisa sofrer algumas adaptações para que o retorno seja seguro.

  • Capacidade reduzida – sempre que possível as empresas devem trabalhar com capacidade reduzida de funcionários. O rodízio é sempre uma boa estratégia, lembrando que os funcionários que pertencem ao grupo de risco devem permanecer em home office. Isso vale para pessoas com mais de 60 anos, os portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, que já tiveram câncer ou ainda estão em tratamento, gestantes e puérperas, entre outros.
  • Distanciamento Social – manter as posições de trabalho distantes uma das outras é fundamental. Assim também como nas salas de reuniões, que devem respeitar a redução de capacidade para garantir o distanciamento. Algumas empresas estão usando acrílico para separar as áreas de trabalho quando as pessoas sentam em ilhas, pode ser uma boa solução também.
  • Abra as janelas – se o seu escritório tem como abrir as janelas, aproveite. Quanto mais arejado o ambiente, menor o risco de contaminação.
  • Limpeza – é a base de tudo, então reforce o time de colaboradores da limpeza. Aumente a frequência de higienização do banheiro e das áreas comuns tais como balcão de recepção, copa e outras áreas da empresa.
  • Álcool Gel – disponibilizar totens de álcool gel na recepção e nas mesas dos colaboradores é uma ótima iniciativa. Garante que todos tenham acesso a proteção.

Colaboradores

Uma das primeiras iniciativas é falar com o colaborador para entender o momento dele: se teve algum caso próximo, se tem como voltar ao escritório no caso de ter filhos e outras situações excepcionais que surgiram com a pandemia.

Após este mapeamento já é possível sentar com os líderes da empresa para definir um plano de retomada. Quanto mais pensado este plano, mais segurança para o seu time.

Uma ideia interessante é instalar armários para que os colaboradores possam colocar suas bolsas e mochilas antes de entrar no ambiente de trabalho. Isso evita que se coloque estes objetos no chão ou que tenham contato com outras pessoas.

Assim como em outros locais fechados, é importante medir a temperatura do seu colaborador. Lembramos que seria recomendável que os dados obtidos não fossem divulgados a terceiros e nem armazenados e que as medições fossem realizadas em local privativo e seja realizado de forma a não causar constrangimento ao funcionário.

Elaborar um kit de bom retorno também é interessante. Contendo máscaras, um álcool gel de bolso e uma cartilha falando dos cuidados que devem ser observados e com uma página destacável em que ele possa assinar que recebeu todas as informações necessárias para realizar o trabalho da forma mais segura possível.

Um canal de contato caso ele tenha alguma dúvida ou queira comunicar algum possível sintoma é muito bom, torna a relação mais aberta.

É importante contar com a orientação de um profissional de saúde para validar suas decisões.

Estamos num momento novo, onde existem mais perguntas do que respostas, então compreenda isso e sempre que houver alguma informação importante a ser compartilhada com seu funcionário, faça da forma mais clara possível.

Você também pode gostar