Pós pandemia: como ficará o Employee Experience?

Pós Pandemia
3 minutos para ler

Pós pandemia – Para entender o assunto vamos primeiro explicar Employee Experience. Oriundo da área de marketing, com a Experiência do Consumidor (UX), é voltar a área de gestão de pessoas com foco no empregado. Ela pensa não só numa correta politica de benefícios, mas também é voltado para outros aspectos incluindo o clima organizacional.

É aí que estamos querendo discutir. Com a pandemia diversas operações mudaram sua forma de trabalhar e foi necessária uma rápida adaptação de todos. Gestores e colaboradores entraram num caminho sem volta, mas também sem orientação de como era o melhor jeito de fazer as coisas continuarem funcionando.

Num primeiro momento, os três primeiros meses, houve muita ansiedade por parte de todos com tantas mudanças acontecendo de maneira tão abruptas e sem informações corretas algumas áreas passaram a se sentir distantes da operação.

Outras nunca tinham passado pela experiência do auto gerenciamento, como no caso dos colaboradores de Call Centers e tudo isso teve que ser novamente aprendido.

Quase um ano após a decretação do primeiro lockdown em São Paulo e algumas cidades ainda vivendo pequenos períodos de abertura e fechamento, podemos dizer: O MUNDO CORPORATIVO MUDOU.

Powered by Rock Convert

As empresas perceberam que devem colocar a Saúde Mental de seus funcionários na mesa de discussão. Algumas estão reavaliando formas de feedback, de gestão, de horários de trabalho e até preparando melhor seus gestores porque as pessoas de uma forma ou de outra estão mais sensíveis.

O tão esperado retorno aos escritórios ainda não aconteceu da maneira como muitos imaginavam que ocorreria. Grandes empresas ainda estão receosas de colocar seus times no mesmo espaço, criando rodízios de trabalho, postos home office e repensando suas jornadas.

Cabe ao RH focar cada vez mais focar no Employee Experience através de pesquisas de clima organizacional mais frequentes, uso de ferramentas online, abrindo canais de atendimento para que este colaborador perceba o quanto ele é importante para a empresa, ainda mais no pós pandemia.

Cuidados especiais nas ações de onboarding e realização de confraternizações e eventos online, também podem auxiliar em outro ponto também fundamental: manter a cultura organizacional da empresa de forma única, sem ruídos. Vale aqui ressaltar que merece ainda mais atenção e cuidado com o desligamento, momento sempre sensível na relação com o empregado.

Na questão de benefícios, muitas já incluíram valores para pagamento de internet, luz, água, para repor os custos do empregado.

Enfim, muito aprendizado e um logo caminho, com a certeza que tudo dará certo!

Você também pode gostar