Os desafios do trabalho híbrido
Esqueça o escritório tradicional, com os times dividindo o mesmo espaço. A nova realidade criou uma série de relações com o trabalho: presencial, home office e uma opção que tem sido aceita por muitas empresas: o trabalho híbrido.
Neste formato os colaboradores trabalham com dois tipos de regime: presencial x home office. Entre outras palavras, a empresa em conjunto com os empregados escolhe onde e como eles vão executar o trabalho.
Esta liberdade é excelente para o funcionário e tende a elevar a produtividade. Por outro lado, fica o desafio para os gestores das equipes em administrar times em locais diferentes e algumas vezes até mesmo com fusos horários diferentes.
Dentre algumas das vantagens de trabalhar no formato híbrido são: funcionários mais felizes, melhora na retenção dos colaboradores e também uma maior oferta de candidatos, já que amplia a possibilidade de ter candidatos até mesmo de outras localidades.
E quais os desafios de trabalhar com time híbrido?
Baixo relacionamento social: um dos maiores problemas do trabalho híbrido é a falta de socialização entre os membros, ou em alguns casos, uma ruptura entre o time do escritório e o time do home office. Esta interação precisa ser observada e muitas vezes estimulada.
Falhas na comunicação: se a comunicação já é um elemento chave para empresas no trabalho presencial, imagine no trabalho remoto ou híbrido. Assegurar que todos estão com a mesma informação é fundamental para o processo.
Visibilidade: para muitos gestores ainda pouco acostumados a este formato, fica muito complicado acompanhar o trabalho da equipe, por outro lado funcionários que não estão acostumados a este tipo de trabalho podem se sentir de alguma forma ansiosos por acreditar que seus esforços possam não estar corretamente avaliados, podendo de alguma forma perder oportunidades para uma promoção.
Recursos para trabalhar bem o time híbrido.
Videoconferência
O mercado adotou a “web meeting” como regra e entre as inúmeras vantagens está em unificar o discurso, colocar todos no mesmo ponto da discussão e avaliar processos de forma contínua. Vale ficar atento para que todos possam participar e expor suas ideias. Uma sugestão é que para reuniões de brainstorm ou discussão de projetos seja realizada com no máximo 15 pessoas, para que todos possam participar de forma ativa da reunião.
Mensagens e Chats
As empresas adotaram de forma “oficial” o WhatsApp para este fim. Apesar da facilidade vale sempre pensar em recursos para troca de mensagens profissionais, o mercado possui uma série de opções que oferecem muitos benefícios.
Soluções na Nuvem
Hoje em dia “estar na nuvem” é algo básico para toda e qualquer empresa que possua equipes trabalhando de forma híbrida. Favorece a colaboração, além de trazer mais visibilidade para o processo. Google e Microsoft lideram estas soluções, com algumas opções gratuitas e outras pagas.
Gerenciamento de Tarefas
Ideal para o trabalho híbrido, vale a pena investir em ferramentas de gestão.
Trello e Monday estão entre as mais utilizadas, reduzindo tempo e auxiliando na tomada de decisão.
Dicas para trabalhar em um time híbrido
Tenha uma cultura de trabalho remoto : ter um manual de boas-vindas auxilia muito no onboarding de seu time.
Confie nos colaboradores: delegue. O sucesso das esquipes depende de quanto os líderes conseguem delegar. Treine seus líderes para ter um melhor resultado.
Desenvolva uma cultura de feedback: sempre necessário, no caso do trabalho híbrido é fundamental para que a pessoa entenda como está seu desempenho e possíveis pontos para desenvolvimento.
Promova oportunidades de conexão social: criar atividade mesmo que remotas tornam o grupo mais unido. Experience Lounge possui um cardápio de experiências virtuais que com certeza vão agradar muito seus funcionários.