Veja agora como aplicar o onboarding de clientes na sua empresa!
Sua empresa fechou um negócio e agora já pode comemorar, não é? Contudo, não pense que o trabalho acabou. Você precisa continuar encantando o cliente após a venda e mostrar o real valor da sua solução. Como? Por meio do onboarding de clientes.
Esse processo, basicamente, é a forma como uma empresa ajuda os seus novos clientes a entenderem como usar os seus produtos ou serviços da melhor forma e sem dificuldades. Isso evita que eles tenham uma experiência ruim logo após a compra e abandonem você antes do tempo esperado.
E aí, quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando, pois vamos explicar detalhadamente o que é onboarding de clientes e mostrar como aplicá-lo na sua empresa!
O que é onboarding de clientes e por que ele é importante?
Logo após tornar-se cliente, o usuário fica entusiasmado para experimentar o novo produto ou serviço. Entretanto, muitas vezes sente dificuldades em entender suas funcionalidades ao usá-lo. Com isso, fica frustrado com essa experiência.
O resultado é que ele acaba por abandoná-lo. No entanto, se recebesse informações que o ensinasse como aproveitá-lo ao máximo, o cliente ficaria plenamente satisfeito com o uso da sua solução e com a certeza de que fez uma boa escolha.
É isso que o onboarding de clientes se propõe a fazer. Ele é um conjunto de estratégias que ajudam o novo cliente no uso do produto ou serviço que acabou de adquirir, ao eliminar dúvidas técnicas, ensinar a configurar um sistema e mostrar o caminho, focando no usuário e naquilo que ele deseja atingir.
Dessa forma, o cliente pode alcançar o sucesso inicial com a solução ou perceber o potencial de valor real nesse relacionamento com você, caso ainda não tenha percebido no processo de marketing e vendas. Assim, ele fica mais propenso a comprar novamente de você.
Ainda, pode fazer um upgrade no plano de assinaturas, no caso de serviços. Além de recomendar o seu negócio para conhecidos sempre que houver uma oportunidade. Viu como ele é vantajoso? Agora que você já sabe o que é onboarding de clientes e como ele é importante para a sua empresa, vamos ver como aplicá-lo? Confira a seguir!
Como aplicar o onboarding de clientes na sua empresa?
Veja algumas dicas importantes para que sua empresa tenha sucesso ao inserir a prática do onboarding no seu processo de vendas.
Crie uma equipe de sucesso do cliente
Um dos pilares fundamentais do onboarding é criar uma equipe de sucesso do cliente e ela pode ser os profissionais da área de customer success do seu negócio. Se você ainda não tem, selecione pessoas que tenham conhecimento em dados, com conhecimentos técnicos, entendam a fundo sua empresa e tenham boa comunicação.
Aposte na apresentação de produtos ou serviços
Se você oferece um produto ou serviço complexo, aposte em workshops para que os seus clientes aprendam como utilizar sua solução de uma maneira mais dinâmica e prática. Por exemplo, no caso de softwares, faça workshops para ensinar sobre funcionalidades que atendam objetivos específicos.
Ofereça materiais de apoio
Para garantir que os clientes possam ter acesso às informações quando e onde quiser, ofereça também materiais de apoio em diversos formatos e que podem ser acessados online e offline. Alguns deles são: vídeos com informações específicas, infográficos e textos.
Monitore as atividades do cliente
Acompanhar o desempenho do seu cliente com o seu produto/serviço é importante para saber se ele consegue extrair todas as vantagens e benefícios daquilo que ele comprou. Para clientes premium você pode conversar diretamente com eles por meio de ligações. Já para os clientes básicos você pode enviar e-mails.
Não há dúvidas de que o onboarding de clientes é essencial para qualquer empresa, não é? Afinal, as pessoas podem ficar tão satisfeitas com o produto ou serviço adquirido de você que vão indicar o seu negócio para potenciais clientes e não abandoná-lo.
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