O trabalho cada vez mais híbrido
As empresas em sua maioria estão fazendo ações de retorno ao escritório. Novos espaços foram criados, a arquitetura corporativa repensada para valorizar novos pontos que se tornaram fundamentais. Dentre as diversas mudanças, o modelo híbrido de trabalho é quase uma unanimidade nas empresas, sendo cada vez mais desejado pelos colaboradores.
Pesquisa realizada pela WeWork na América Latina mostra que 81% dos pesquisados entendem que o modelo híbrido, com presença em dois ou três dias no escritório é considerado o ideal e por outro lado algumas áreas que não se adaptam a este novo modelo preferindo o trabalho no escritório. Entre estes dois universos 14% dos adeptos do home office que entendem ser desnecessário qualquer tipo de interação com o grupo.
O primeiro passo para o RH entender o trabalho híbrido e analisar prós e contras desta modalidade.
Quais as vantagens do trabalho híbrido
- custos reduzidos: energia, água e vale-transporte;
- praticidade e flexibilidade;
- aumento de produtividade;
- melhora na comunicação e processos organizacionais da empresa;
- eliminação de tempo gasto no deslocamento dos colaboradores;
- otimização de tempo e atividades.
Desvantagens do trabalho híbrido
- é necessária uma boa gestão de controle e comunicação interna;
- necessidade de boa liderança e acompanhamento de atividades;
- é preciso ter segurança de dados e informações sobre a empresa.
Lembrando que a atuação do RH é necessária para alinhar expectativas e criar este novo modelo em conjunto com os líderes das empresas.
Para tanto é fundamental que se tenha um plano de metas e serviços para cada setor, comunicação clara com os colaboradores e plano de comunicação bem claro. Tenha um canal aberto com o colaborador e eleja, se possível, um líder para cada área que possa ajudar a avaliar o time neste processo híbrido, para ajustes necessários.
Ofereça sempre a oportunidade de trabalhar in loco e o hábito de ter pelo menos uma reunião presencial no escritório, quando for possível também pode ajudar a criar mais sinergia neste retorno.
Existem empresas que prestam serviços para o RH que já estão disponibilizando treinamentos deste “retorno ao escritório”, a fim de ajudar as equipes a compreender este alinhamento.
Seja qual for o tipo de atuação, o RH nunca foi tão necessário para o sucesso das empresas e entender que nem sempre a área terá todas as respostas para esta adaptação.