O RH e a diversidade

diversidade
2 minutos para ler

O mês de junho é reconhecido pelos RHs das empresas como o mês da diversidade, mas devemos lembrar que o conceito é muito mais amplo do que apenas alterar uma logo ou criar uma campanha sazonal para o público interno.

Times diversos são mais criativos, inovadores e produtivos. Esses ingredientes são indispensáveis para empresas que buscam relevância no mercado em que atuam.

E como inserir a diversidade no dia a dia no ambiente corporativo?

A primeira questão é compreender que diversidade é como um cubo de várias faces e na maioria das vezes, na ansiedade de mostrar ser uma empresa que trabalha com diversidade, os gestores acabam por adotar precipitadamente políticas e processos, como se esta transformação pudesse ocorrer de forma verticalizada e não sistematizada.

A primeira atitude de uma companhia que busca abraçar esta jornada e com certeza o melhor caminho é buscar uma consultoria externa, afinal é sempre melhor ter um olhar isento para conduzir a mudança do mindset corporativo.

Outra sugestão é a criação de um Comitê de Diversidade para acompanhar este movimento e garantir a pluralidade necessária. Na[H1]  primeira etapa normalmente é realizado um trabalho de pesquisa, que deve ser qualitativa, no sentido de ouvir o pensamento dos colaboradores da empresa. 

Diversos fatores devem ser reavaliados como atração, infraestrutura, ambiente e desenvolvimento.

Quais outros recursos?

Dinâmicas empresariais são excelentes para ajudar a melhorar o comprometimento, proatividade, relação entre colaboradores, desenvolvimento de habilidades e sentimento de equipe. É uma forma de fortalecer a cultura organizacional.

O Experience Lounge possui uma série de experiências que podem ser utilizadas pela área de RH para trabalhar os mais diversos temas, vale a pena conhecer o cardápio de experiências e conversar com os consultores. Sempre é bom lembrar que na semana em que se discute os temas LGBTQIA+ , contar com ações reais por parte do RH é fundamental para garantir a pluralidade nas empresas.


 [H1]

Você também pode gostar

Deixe um comentário