O que são metas SMART e como aplicá-las ao RH da empresa?

4 minutos para ler

O departamento de RH tem um entendimento claro e abrangente das estruturas, dos objetivos e das estratégias da empresa. Para lidar com um escopo de trabalho extremamente amplo, é necessário estabelecer metas e cumpri-las. As metas SMART são uma ferramenta já adotada em outros setores de um negócio e que pode ser aplicada no RH.

A ideia por trás desse conceito é auxiliar não apenas na definição de objetivos, mas nas estratégias para alcançar os resultados.

Curiosos? Então continuem a leitura deste artigo preparado especialmente para apresentar o método SMART. Vocês descobrirão também como aplicá-los na área de Recursos Humanos da empresa!

O que são as metas SMART?

A palavra SMART é um acrônimo em inglês apresentado pela primeira vez em um artigo do consultor de negócios George T. Doran, em 1981.

Nesse trabalho, Doran apresentou um caminho que tornaria mais claro o planejamento e a realização dos objetivos de um negócio ou de uma área da empresa. Vamos a ele? 

S (specific): seja específico

Um problema comum em empresas — mais especificamente dentro do setor de RH — é a falta de clareza na definição dos objetivos. Com isso, é mais difícil saber quais os esforços são necessários para alcançá-los  o que pode levar a erros de processos e até aumento de custos.

Por isso, o primeiro passo é estabelecer metas específicas e que sejam claras, tangíveis e entendidas por todos os envolvidos. Vocês querem estimular a competência dos colaboradores? Então é preciso ser o mais específico possível no planejamento desse objetivo.

M (measurable): mensure as metas

Como gerenciar os objetivos se não é possível controlá-los? Daí a importância de escolher indicadores de desempenho para mensurar o alcance das metas.

Se a meta é aumentar o número de vendas, um indicador possível seria o valor atingido nos negócios dentro de determinado período. No RH, é possível pensar no índice de rotatividade. Se as ações para reduzi-lo não podem ser medidas, é difícil fazer o controle e a análise dos avanços.

A (attainable): as metas devem ser alcançáveis

Toda empresa deseja obter os melhores resultados, isso é fato. No entanto, é preciso entender que metas podem e devem ser desafiadoras, mas não impossíveis de serem atingidas.

Uma meta de 150% nas vendas pode ser irreal, e o mesmo pode ocorrer na área de Recursos Humanos. Imagine que a meta seja investir em eventos corporativos para desenvolver o networking empresarial, mas que não haja uma ação concreta para isso.

Esses dois exemplos mostram como metas inatingíveis podem gerar um impacto negativo na equipe que não se vê capaz de conquistar os resultados desejados.

R (relevant): relevância é fundamental

Por que a empresa precisa alcançar essa meta? Essa etapa serve para avaliar a relevância dos objetivos.

Três perguntas podem ajudar a entender a pertinência de uma meta: isso é realmente útil? É a hora certa? Isso está alinhado a um objetivo maior da empresa ou do departamento de Recursos Humanos?

T (time based): tenha um prazo

O último item do método SMART diz respeito à definição de um prazo para atingir a meta estabelecida. Isso contribui para que a equipe mantenha o foco naquilo que é essencial para o cumprimento do objetivo.

Não existe um cronograma ideal, mas é preciso considerar um tempo hábil para que as metas sejam cumpridas. No geral, prazos curtos e realistas ajudam a manter o departamento de RH mais produtivo.

Como aplicar as metas SMART ao RH?

Uma boa maneira de aplicar o modelo SMART ao RH é dividir as responsabilidades do departamento em áreas, formulando metas para cada uma delas. Aqui está uma sugestão:

  • recrutamento e demissão;

  • análise dos benefícios concedidos;

  • capacitação e treinamento da equipe;

  • gerenciamento de riscos e de índices de rotatividade e absenteísmo;

  • ações de endomarketing para a motivação da equipe;

  • assessoria à gerência.

Vocês conheceram as metas SMART e viram o quanto elas são importantes para a empresa. Especificar e medir as metas — que devem ser alcançáveis, realistas e realizáveis dentro de determinado período — é uma metodologia que pode ser implementada também no departamento de Recursos Humanos.

Depois disso, o que vocês acham de conferir este artigo sobre motivação de equipe e como ela influencia no crescimento da empresa?

Você também pode gostar

Deixe um comentário