O que é e qual a importância do capital humano para a empresa?

4 minutos para ler

O bem mais valioso de uma empresa é o capital humano, certo? Pois são as pessoas que geram resultados e colocam ações em prática. Porém, nem todas as organizações sabem gerenciar corretamente seus colaboradores.

Uma boa gestão coloca as pessoas em primeiro lugar, praticando ações motivadoras e potencializando as habilidades de funcionários. Mas como o capital humano impacta os negócios? Qual é a importância do RH na gestão de colaboradores? Essas dúvidas serão respondidas agora em nosso post.

O que acha de acompanhar a leitura de hoje? Mostraremos algumas dicas de como gerenciar o capital humano da melhor forma. Então, vamos lá!

O que é capital humano? 

Esse termo se refere às pessoas que trabalham em uma organização, as quais carregam consigo conhecimentos, habilidades e experiências. Em outras palavras, o capital humano se trata de um conjunto de forças. Quando as pessoas estão bem alinhadas com a cultura organizacional de onde trabalham (missão, valores, normas e objetivos) e também capacitadas, a empresa passa a ter condições de destacar-se no mercado. 

O conceito de capital humano não é tão recente, pois surgiu na década de 50. Em resumo, significa o conjunto de capacidades, habilidades e informações que os funcionários têm para desempenhar suas tarefas. A maneira como combinam esses elementos para produzir resultados positivos à instituição. 

Como fazer uma gestão eficiente?

Uma gestão com foco no capital humano só tem a ganhar. São várias as vantagens possíveis, como produtividade, retenção de talentos, desenvolvimento de novos líderes, entre outros. Uma empresa bem sucedida, portanto, sabe como aproveitar o melhor de seus funcionários. Para que isso seja possível, é preciso acompanhar indicadores e elaborar estratégias que promovam a humanização.

Mencionamos indicadores que auxiliam na elaboração de planos, mas quais seriam esses? O absenteísmo (excesso de faltas) e muita rotatividade (demissões em um curto período de tempo). É claro que temos que analisar cada caso individualmente, porém esses indicadores apontam problemas no funcionamento da empresa. 

Agora que você já compreendeu o conceito de capital humano, é hora de conferir algumas dicas valiosas sobre como melhorar a gestão de pessoas:

  • trabalhe continuamente a cultura da empresa, até nas menores ações;
  • promova experiências positivas no ambiente, como comemorações e eventos únicos;
  • valorize os profissionais e ouça o que eles têm a dizer;
  • desenvolva a integração entre equipes por meio de projetos e ações conjuntas;
  • tenha uma comunicação clara, objetiva e acessível a todos;
  • ofereça benefícios atrativos para atrair e reter talentos.

Qual o papel do RH na gestão de capital humano? 

Os profissionais do setor de recursos humanos são fundamentais para colocar em prática ações valorizadoras de capital humano. O foco do RH são as pessoas (documentação, admissão e retenção de talentos). Se você trabalha na área, precisa investir em determinadas estratégias:

  • plano de carreira: essa possibilidade é o sonho de muitas pessoas, uma vez que é algo desafiador e também recompensador no futuro;
  • liberdade: dar autonomia para os funcionários tomarem decisões no dia a dia cria condições para que agilizem processos e tenham mais criatividade;
  • reconhecimento: as pessoas gostam de serem reconhecidas pelos seus esforços. Portanto, considere bonificar funcionários dedicados e conceder benefícios (descontos, serviços gratuitos, brindes etc);
  • capacitação: pessoas treinadas e bem informadas trabalham melhor. Se você quer mais resultados, ofereça treinamentos corporativos para que as pessoas tenham as ferramentas necessárias para dar o seu melhor.

Vimos que o capital humano é a base para o funcionamento de uma empresa. O sucesso ou fracasso dependerá de como a organização lida com seus funcionários. Se os líderes promovem engajamento, motivação, união e reconhecimento, os resultados provavelmente serão positivos. Por isso, é necessário conhecer afundo as melhores estratégias de gestão de pessoas. 

Você gostou desse artigo? Aproveite para ler também sobre Como utilizar eventos de incentivo na sua estratégia de RH. Boa leitura e até mais!

Você também pode gostar