O que é e qual a importância de promover uma convenção de franqueados?

convenção de franqueados
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Promover uma convenção de franqueados é uma excelente ideia para estimular a performance da rede. De fato, esse tipo de evento tem o poder de valorizar os participantes e alinhar as estratégias de trabalho no longo prazo com importância. 

O grande segredo para aproveitar ao máximo essa experiência é criar uma relação de confiança entre todos os envolvidos. Para isso, é importante organizar tudo conforme o perfil da marca. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura deste post e confira as vantagens que uma convenção proporciona ao seu negócio!

Valorizar os franqueados 

relacionamento entre o franqueador e seus franqueados deve ser conduzido estrategicamente para despertar a sensação de valorização, que é indispensável no crescimento de uma marca.

Uma boa sugestão, nesse caso, é oferecer premiações que estimulem o alcance dos resultados de acordo com o perfil dos gestores. Dessa maneira, as convenções se tornam ainda mais interessantes por conta da possibilidade de fazer com que todos vistam a camisa e trabalhem em busca de credibilidade. 

Adquirir novos conhecimentos 

Dentro de um mercado que vive em constante mudança, não importa qual seja sua área de atuação: você sempre precisa se manter atualizado para tomar melhores decisões. Em função disso, adquirir novos conhecimentos funciona como um ponto de apoio.

Ao elaborar a programação da convenção de franqueados, estimule a conversa entre os participantes e apresente conteúdo agregador, que transforma a experiência. Veja algumas atividades que podem incrementar a convenção:

  • mesa de discussão;
  • palestras de lideranças consideradas referências;
  • jogos que estimulem a interação;
  • oficinas de criação;
  • workshops segmentados. 

Considere que uma convenção de final de ano, por exemplo, costuma durar três dias e tem foco em traçar objetivos para o futuro conforme os resultados analisados anteriormente. Sendo assim, a programação deve ter uma combinação de balanço e mensagens motivacionais. 

Crédito: Divulgação

Estreitar a relação

Um franqueado bem-sucedido precisa de um suporte adequado. Afinal de contas, encarar os desafios de gerenciar seu próprio negócio não é tarefa fácil, e todas as decisões precisam ser alinhadas conforme um modelo de referência.

No caso de uma franquia, a empresa matriz representa esse exemplo. Pensando nisso, a posição em que a liderança se coloca faz muita diferença. Apesar de parecer óbvio à primeira vista, muitos empresários acabam fechando as portas da comunicação quando abrem uma franquia por falta de tempo. 

Logo, tenha em mente que manter um espírito de união se apresenta como a melhor estratégia na busca por um planejamento eficiente, que visa mostrar o conceito de qualidade da marca ao oferecer suporte adequado em todos os setores. 

Planejar e definir objetivos

Ter um plano de atuação ajuda muito na hora de colocar os resultados na ponta do lápis e compreender o que realmente funcionou no andamento do trabalho. Dessa maneira, quando chegar o momento da convenção anual de franqueadores, será muito mais simples elaborar uma nova estratégia na busca por crescimento no mercado. 

Em uma situação como essa, o fator motivacional conta muitos pontos e os organizadores precisam saber explorar a conversa na medida certa. O diferencial está em incentivar um trabalho focado em melhorar cada vez mais a fidelização dos clientes, com a intenção de ganhar um atendimento alinhado ao padrão de qualidade. 

Agora você já conhece a importância da convenção de franqueados para potencializar os resultados da sua marca. Lembre-se que o evento deve ser planejado com bastante antecedência, como forma de garantir uma experiência impactante aos participantes e alinhar os objetivos em uma estratégia de união.

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A convenção de franqueados nada mais é do que um evento promovido pela franquia para reunir os empreendedores da sua rede.

O intuito é estimular a troca de ideias e a melhora de processos da franquia, além de gerar insumos para aumentar o lucro das unidades

O evento é uma iniciativa importante para o alinhamento entre os franqueados e a franquia.

É através das convenções que os franqueadores expõem o que têm planejado para a marca e dão treinamentos alinhados a seus objetivos e metas.

Também é uma ocasião em que a franquia pode reconhecer e premiar os destaques da rede e motivar os demais franqueados.

Uma oportunidade para vivenciar de forma mais próxima a cultura da rede, conhecer outros franqueados e interagir com cases de sucesso.

Ou seja, além de ser inspirador, a convenção de franqueados pode inspirar o desenvolvimento de novas estratégias para o seu negócio.

Ainda que você trabalhe focado no seu empreendimento, é importante lembrar que a sua unidade faz parte de algo muito maior.

O esforço conjunto para fortalecer uma franquia é essencial para impulsionar o sucesso de cada envolvido.

Convenção para franquias: o que é e para que serve?

Você já deve ter ouvido falar sobre o assunto “convenção para franquias”, correto? Caso você ainda não saiba, trata-se de um evento importante para a unidade e o fortalecimento da rede. Em uma reunião com todos os franqueados fica mais fácil de inspirar os colaboradores, coletar feedbacks e propor novas ideias. Hoje, vamos aprofundar mais sobre esse tema e mostrar para você os desafios e as vantagens das convenções.

O que é uma convenção para franquias

A convenção para franquias é um evento que reúne franqueados de toda a rede ou de uma determinada região de atuação. É uma forma de estabelecer uma comunicação direta com todos os franqueados, que funciona preferencialmente de maneira presencial. O ideal é que ocorra com uma periodicidade definida.

Por que promover convenções na sua rede?

A convenção é um momento em que os gestores da marca se dedicam totalmente aos franqueados. Isso faz com que os participantes da rede se sintam valorizados, além de permitir o estabelecimento de uma relação mais próxima entre as partes.

Nos eventos, também fica mais fácil compartilhar uma ideia, uma campanha ou um novo posicionamento. É um momento em que os ouvidos de todos os franqueados estão voltados para aquela mensagem.

Algumas das vantagens de se fazer uma convenção para seus franqueados:

Capacitação presencial

Uma boa forma de atrair o franqueado para a convenção, é oferecer treinamentos, palestras, workshops, onde ele possa aprender algo novo que poderá ser implementado em seu negócio. Muitas vezes esses treinamentos são feitos online ou através de ebooks, o fator presencial é algo que pode gerar interesse dos franqueados.

Espaço para sanar dúvidas

Ter um espaço agradável onde o franqueado possa receber atendimento e  tirar dúvidas com o franqueador é ótimo para incentivar a proximidade entre rede e unidade.

Premiação para a melhor unidade

Caso haja um sistema de premiação para a unidade com os melhores resultados, o momento da convenção é ideal para que o prêmio seja entregue e a celebração aconteça. O franqueado premiado estará reunido com seus colegas e isso incentivará os demais a conseguirem resultados iguais ou melhores.

Se bem aproveitada, a convenção pode ser também um laboratório de novas ideias. O franqueado é quem está in loco, vivendo cotidianamente a operação. Ele tem boas ideias que, aprimoradas da maneira certa, podem trazer benefícios para toda a rede.

Outro benefício é a troca entre os franqueadosAs conversas entre os empreendedores podem não só sanar dúvidas como inspirar novas ideias e incentivar boas práticas. É muito importante que a voz do franqueado seja ouvida.

Desafios e cuidados

Dependendo do porte da franquia, a convenção pode significar um alto investimento. Por isso, é preciso um bom planejamento para que a programação seja bem aproveitada e que o momento de encontro proporcione bons insights para a rede. Se o evento não for bem planejado, pode ser um investimento jogado fora.

Lembre-se de informar seus franqueados com antecedência, agendar um local de acesso fácil para todos e trabalhar o marketing do evento. É preciso que os franqueados entendam que aquele evento é para eles e que vai agregar em suas vidas profissionais.

Outro desafio desse tipo de ação é o receio de criação de complôs entre franqueados insatisfeitos. Muitos temem que o encontro presencial facilite troca de críticas à rede. Claro que a convenção não é um investimento isolado. Para que o evento tenha sucesso, a rede precisa estar saudável. A melhor maneira de evitar críticas é fazer um bom trabalho.

Por isso, fique atento. A convenção pode trazer à tona problemas mal resolvidos da franquia – mas também pode ser um bom momento para ajudar a solucioná-los, com diálogo, transparência e colaboração. Trabalhe a comunicação com os franqueados que não estão satisfeitos e estimule a presença na convenção a fim de sanarem demandas não resolvidas.

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