O que é e qual a importância da reunião one-on-one?

reunião one-on-one
4 minutos para ler

Quem gerencia pessoas certamente está cansado de saber que é fundamental proporcionar momentos para a troca entre gestores e colaboradores a fim de alcançar objetivos. Nesse sentido, um dos métodos para aqueles que desejam ter uma equipe de sucesso é a reunião one-on-one.

O one-on-one pode ser bem semelhante ao feedback, porém trata-se de uma ferramenta de liderança diferente, que apresenta as suas próprias características.

Neste artigo, vocês vão entender o que é one-on-one, qual é a sua importância e também os riscos de não realizar esse tipo de reunião. Continuem acompanhando o texto e boa leitura!

O que é a reunião one-on-one?

A reunião one-on-one trata-se de um encontro realizado periodicamente entre o líder e o liderado. De modo geral, o gestor de uma equipe faz reuniões one-on-one com todos os integrantes de seu time, encontrando-se quinzenal ou semanalmente. Existem fatores que podem resultar em um espaçamento maior entre os encontros, no entanto o intervalo não pode ultrapassar um mês.

Essas reuniões um-a-um (normalmente conhecidas por seu nome em inglês e chamadas ainda de 1:1) são simplesmente a base da relação entre o líder e o liderado, logo uma grande oportunidade para construir um laço de confiança entre as partes.

É, sem dúvidas, um aspecto imprescindível da cultura da empresa e também da transmissão da ideia de que os profissionais têm alguém que os ouve e a quem podem recorrer quando for necessário. Em muitos casos, diretores, CEOs, gerentes e coordenadores sentem a necessidade de fazer reuniões one-on-one com os funcionários, mesmo que com maior espaçamento, sendo de uma a quatro vezes por ano, por exemplo.

Qual é a sua importância para os stakeholders?

Seja para o gestor, seja para o funcionário, as reuniões one-on-one geram vantagens para todos os envolvidos. Como vocês sabem, estamos em uma era digital e é bem fácil que as comunicações sejam 100% virtuais. WhatsApp, E-mails, Slack e diversas ferramentas de videoconferência acabam sendo o meio por onde as relações acontecem no trabalho.

Quando se aplica uma cultura de one-on-one, consegue-se um maior engajamento entre as pessoas, além da possibilidade de oferecer feedbacks. O método one-on-one é, com toda certeza, a ferramenta de produtividade mais relevante que um gestor pode ter.

Pensem nas possibilidades que um departamento extremamente alinhado com a empresa pode ter. Profissionais que entendem a visão institucional e que se identificam com os objetivos e com a missão da instituição conseguem abrir portas essenciais para novos aprendizados. E isso, é claro, beneficia a todos: líderes, liderados e a empresa.

Quais os riscos de não realizar esse tipo de reunião?

Sem as reuniões one-on-one, é possível que membros da equipe não saibam qual é o seu papel na organização e se é necessário ajustar a performance ou as tarefas. Além disso, a ausência desses diálogos tende a desmotivar os colaboradores, que se sentem um pouco perdidos.

Mesmo quando há críticas a serem feitas sobre o trabalho da pessoa, fazê-las no one-on-one oferece a chance ao líder de trabalhar pontos de melhoria até que seja feito o feedback anual, por exemplo. Dessa maneira, tem-se a possibilidade de encontrar oportunidades de desenvolvimento e de analisar progressos conforme o tempo passa.

Outro ponto fundamental de realizar one-on-ones é observar a visão do colaborador sobre a empresa. Muitos problemas ocorrem sem que o líder saiba, por isso, o one-on-one é a oportunidade de ter uma conversa que contemple todas essas questões.

Como vocês podem ver, as reuniões one-on-one são uma excelente ferramenta para que as pessoas estejam mais conectadas com a gestão dos seus espaços de trabalho e com a diretoria. É imprescindível que os gestores adotem estratégias e métodos, como a one-on-one, para que consigam melhorar o relacionamento interno e motivar todos da empresa.

E aí, gostaram do texto? Quer aprender mais com os nossos conteúdos? Então aproveite a visita e saiba também como os eventos internos ajudam a melhorar o relacionamento com os funcionários!

Você também pode gostar