O Funil de Vendas evoluiu!

Funil de Vendas
2 minutos para ler

O melhor do marketing digital é que ele está sempre evoluindo conforme a tecnologia, os consumidores e a própria experiência. O Funil de Vendas que você já conhece é formado por 04 etapas específicas.

*Atração – conhecida como o topo do funil – onde você busca atrair o maior número de visitantes para sua página. Linguagem clara, atrativa. Redes sociais são excelentes para conseguir trazer estes resultados.

* Interesse – o início do meio do funil – você já conseguiu atrair o cliente com seus esforços da etapa anterior. Agora é o momento de você alimentar com mais informações e criar ainda mais interesse sobre o seu produto ou serviço, mostrando um pouco mais de conteúdo. Para esta etapa uma dica são as ofertas de e-book para conseguir leads mais qualificados, uma webinar com algum especialista da sua empresa, ações que aumentem ainda mais o interesse (que pode ser passageiro) se tornando desejo, a próxima etapa do funil.

*Desejo – meio do funil – o caminho do meio do funil é o mais estratégico, porque você deve pensar que nem sempre o interesse primário vai se concretizar, então é importante atuar de forma bem mais assertiva nesta etapa para que você consiga ter bons resultados e chegar mais próximo possível do fechamento de negócios. Para esta etapa vale considerar infográficos, podcasts, acesso a materiais premium.

* Ação – fundo de funil – chegamos no momento mágico da compra ou bem próximo a isso e para virar esta chave, algumas ações são especiais, como uma consultoria com especialista ou um convite para um teste drive do produto ou serviço por algum período. Se o consumidor chegou até aqui, vale a pena unir esforços para converter o seu lead!

E agora?

Aí que falamos da evolução do funil. Se antes o funil acabava no processo de ação, agora ele parte para uma 2ª. etapa que se inicia no pós-venda, acompanhamento, avaliação, oferta de um novo produto ou serviço para avaliação, cross sell ou up sell, até chegar à fidelização do cliente.

Ou seja, o processo de comunicação com seu cliente não acaba nunca e como disse Phillip Kotler: “Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.

Você também pode gostar