Mudança digital – Como posso me planejar para 2021?

3 minutos para ler

A mudança digital veio pra ficar. Estamos há poucos dias de 2021 e por mais complicado que este ano tenha sido, trouxe consigo diversas mudanças que irão continuar pelos próximos anos. Vale lembrar o que deve ficar e que você pode aproveitar para sua empresa.

  • E-commerce: o crescimento das vendas online não deixa dúvidas, vai continuar. O mercado consumidor brasileiro cresceu muito com esta pandemia, se tornando mais seguro ao realizar suas compras online. Com certeza ainda tem pontos de melhorias, mas uma tendência é se criar operações híbridas, onde você vê na loja e compra online ou ao contrário, dependendo sempre do valor do produto.
  • Redes SociaisTikTok foi a grande estrela, mas como tudo em redes sociais, precisa dizer a que veio. Outras redes que já estávamos utilizando se mostraram ainda mais fortes no período, como o Youtube e o fenômeno das lives. Seja qual for seu mercado, olhe todas as redes sociais e aprenda com elas. Mas invista na que tem relevância para o seu mercado, sempre! Nem tudo é bom para todo mundo.
  • Delivery – a gente descobriu que ama delivery. Se o seu produto é passível de ser entregue em casa, invista neste canal. Por conta da necessidade, as pessoas descobriram as vantagens de receber a mercadoria em casa, sem o stress e a confusão de lojas cheias, trânsito e outras variáveis que nem sempre você tem como controlar.
  • Formas de Pagamento – o Pix, cuja operação começou neste mês, tem a tendência de ser o principal meio de pagamento nos próximos meses. Com o conceito de carteira digital, o Pix traz agilidade e segurança para as empresas. E a questão da ausência de taxas também é interessante, pois elimina o custo de boleto. Vale a pena acompanhar para entender como será no futuro próximo!
  • Home Office – mesmo voltando para o escritório, algumas operações serão híbridas outras totalmente home office. Isto altera o que seu consumidor come, o que ele veste e até a maneira como ele entende a casa. Um fator interessante foi o aumento de busca por sofás e colchões no período. Para o próximo ano as pessoas vão buscar os espaços urbanos, mas dentro de casa irão desejar ter mais conforto e funcionalidade.

Com a chegada da mudança digital, teremos sempre variáveis interessantes para analisar, do ponto de vista do seu mercado, da sua empresa e do seu cliente. O que não muda é a necessidade de se fazer planejamento e estar preparado para o próximo ano com mais ferramentas do que em 2020.

Você também pode gostar