Motivação de equipe: como ela influencia no crescimento da empresa?

4 minutos para ler

Ao pensar nos fatores para o crescimento da empresa, muitos gestores ainda restringam o pensamento à inovação que os produtos e serviços oferecidos trazem às estratégias de marketing e ao montante investido. No entanto, por mais que tudo isso seja relevante, a verdade é que nenhum negócio prospera e se estabelece no mercado se não há motivação de equipe.

Afinal de contas, é o capital humano que move as engrenagens da organização, exercendo influência sobre as relações com os fornecedores, parceiros e, principalmente, com os clientes. Contudo, esse pilar tão importante segue não recebendo a atenção que deveria no cenário corporativo do país.

A prova disso é que, segundo a pesquisa realizada pela Catho, em parceria com a ETALENT, apenas 61,3% dos trabalhadores se sentem satisfeitos nos respectivos trabalhos. Pensando nisso, reunimos alguns aspectos que mostram a importância de ter funcionários engajados, mostrando os diversos benefícios trazidos por essa mudança de perspectiva para o desenvolvimento da sua companhia. Continue a leitura!

Aumento da produtividade

Quando os supervisores dos setores se aliam ao departamento de RH para pensarem em maneiras de envolver os funcionários e deixá-los mais integrados à empresa, os colaboradores se sentem mais valorizados, reconhecidos e, acima de tudo, necessários. Isso cria um efeito dominó no comportamento, os fazendo reavaliar a própria postura e a capacidade de trabalho.

A partir daí, eles buscam corrigir pontos negativos e se tornarem mais proativos, se empenhando com mais afinco nas atividades que realizam. Com isso, evitam atrasos em projetos e têm um ganho considerável na produtividade. 

Dessa forma, as tarefas são entregues a tempo, sem refações e com uma qualidade ímpar. Com essas mudanças, muitos vislumbram alcançar um plano de carreira, podendo até se tornar os futuros líderes da organização.

Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Atendimento diferenciado ao consumidor

A motivação de equipe também afeta positivamente o atendimento prestado ao consumidor — independentemente de ser presencial, virtual ou por telefone. Isso porque os colaboradores transmitem a positividade, a energia e o empenho deles para esse momento de ação junto ao público-alvo.

Ou seja, eles buscam não só prestar um serviço de qualidade, mas, acima de tudo, mostrar ao cliente que se importam com seu problema e desejam ajudá-lo com o máximo de eficiência e rapidez. Dessa maneira, se torna mais fácil fidelizá-los.

Divulgação boca a boca da empresa

Por fim, ter profissionais engajados é um dos meios mais eficazes para fazer uma divulgação boca a boca positiva para o negócio. Afinal, eles falam e repassam espontaneamente os diferenciais de trabalhar na empresa, os valores que ela prega, os aspectos mais marcantes da cultura organizacional e os motivos que diferenciam o produto/serviço oferecido dos demais.

Ou seja, eles se tornam tanto defensores quanto embaixadores da marca. Com isso, fortalecem sua imagem no mercado, reduzem a rotatividade de funcionários e promovem o interesse de dezenas de pessoas que querem ingressar em uma companhia sólida. Com isso, passam a buscar uma oportunidade de trabalhar na sua empresa.

Como você viu, a motivação de equipe está diretamente relacionada ao crescimento da empresa, solidificando-a no mercado, garantindo um bom atendimento ao público e trazendo maior lucratividade. Por isso, é importante que o gestor de RH esteja sempre um passo a frente, pensando em políticas internas e, principalmente, em ações para engajar os colaboradores e deixá-los alinhados com os objetivos da organização.

Gostou deste post? Então aproveite o assunto tratado aqui e saiba como utilizar eventos de incentivo na sua estratégia de RH!

Você também pode gostar