Métricas do Marketing Digital – sua bússola na web.
Uma das grandes certezas do mundo corporativo é que sem métricas do marketing é impossível realizar a gestão e assim saber se estamos no caminho certo ou precisamos alterar a tomada de decisão.
Com certeza esta é uma das maiores vantagens do Marketing Digital: temos muitas métricas. O segredo é saber escolher quais os Indicadores Chaves para o seu negócio a fim de lhe orientar corretamente.
Quando falamos de marketing digital precisamos lembrar que ele pode ser dividido em um grande guarda-chuva de atuação. Nem todas as empresas atuam em todas os canais, por conta da particularidade de cada negócio
- Site institucional – seu cartão de visitas.
- E-commerce – seja próprio ou através de Market place é a sua loja na web.
- Marketing de Conteúdo – onde você cria autoridade para a sua empresa.
- Redes Sociais – sua vitrine no mundo digital.
Olhando para esta lista entendemos que para cada uma destas áreas teremos um grupo de indicadores para medir o desempenho, mas vamos buscar um olhar geral sobre o seu planejamento de marketing digital para que você consiga verificar o que realmente importa.
Seguem as métricas de marketing:
- ROI – Return of Investment – esta conta básica é saber se o que você está investindo está gerando retorno. Importante entender que produtos de maior valor precisam de mais investimento. Escolher os canais corretos podem ajuda-lo nesta missão.
- Ticket Médio – o objetivo de marketing sempre é a venda, seja de um produto ou serviço. Entender qual seu ticket médio ajuda você a definir melhor os canais, investimento, como também buscar novas oportunidades para ações de up sell ou cross sell.
- CAC (Custo de Aquisição por cliente) – um dos mais importantes. Entender o esforço realizado para resultar numa venda ou contato. Lembrando que nichos específicos respondem de forma diferente, por exemplo: pizza x apartamento de alto padrão. E neste sentido entra não só o valor como também o tempo para conseguir atingir o objetivo.
- Taxa de Conversão – é fundamental ter em mente qual seu objetivo primário no momento de criar seu plano de marketing. Por mais que se altere a rota, não podemos modificar o objetivo. E para entender sua taxa de conversão não se esqueça de considerar as ações online e offline e os momentos dentro do funil de vendas. Sua empresa pode ter um excelente resultado para atrair para a primeira metade do funil e ter um baixo resultado de conversão de vendas. Olhar cada etapa separadamente traz uma melhor gestão do negócio.
- Visualização x Engajamento – cada vez mais as empresas questionam estes números, principalmente nas redes sociais. O número de visualizações não leva a um alto engajamento. E nem sempre o engajamento leva a vendas. Conhecer o seu público ajuda a compreender quais os valores aceitáveis e buscar melhorar seus resultados. Uma coisa é certa! Quem não é visto, não é lembrado!
Depois de ler este texto, só nos resta uma certeza:
“Não se gerencia o que não se mede” William Edwards Deming.