Mercado B2B: como desenvolver o relacionamento com o cliente?

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Em qualquer tipo de negócio, construir e manter um bom relacionamento com cliente sempre traz resultados positivos. A prática, no entanto, nem sempre é seguida da melhor forma na cultura organizacional das instituições. As causas são muitas: falta de sintonia entre colaboradores e gestores, comunicação deficiente, escassez de estratégias etc.

Você deve estar se perguntando: o que fazer para aumentar o engajamento de clientes B2B? A resposta é gerenciar a experiência do cliente. Bem, a gestão de relacionamento é essencial em qualquer tipo de mercado, mas o assunto aqui é sobre a relação comercial entre empresas, porque o modelo B2B tem suas especificidades.

Quer conhecer 4 dicas de como melhorar o relacionamento da sua empresa com os clientes? Então continue a leitura deste post! 

Melhore os resultados da sua empresa

No mercado B2B, a comunicação tem que ser voltada para nichos específicos. Como são transações complexas e demoradas, é fundamental promover confiança e credibilidade. As ações de relacionamento precisam ser compatíveis com a dinâmica entre as empresas.

O B2B costuma focar mais em objetivos como redução de custos, aumento dos lucros, captação de novas parcerias, divulgação e consolidação da marca. Tudo isso só é possível se houver a preocupação com o cliente em primeiro lugar. 

Conheça algumas dicas para desenvolver o relacionamento com cliente

O relacionamento com cliente é um fator decisivo, uma vez que preferimos comprar de quem oferece um atendimento prestativo e eficiente. Será que você adota as melhores práticas no seu dia a dia? Confira a seguir.

Conheça os clientes

No B2B, as pessoas costumam ser muito mais informadas e não se convencem facilmente. Por isso, procure entender quais são as necessidades e as dores do outro sem ser invasivo.

Você pode coletar essas informações por meio de pesquisas de satisfação, consulta do histórico de interações, redes sociais e até mesmo entrando em contato diretamente com o cliente. Saiba o que o potencial comprador precisa para, então, saber se você tem a solução. 

Preze por um atendimento de excelência

Pense nos melhores atendimentos que você já vivenciou. O que chamou a sua atenção? Certamente, algumas das características foram uma comunicação objetiva, detalhada, honesta e rápida. Então, é isso que você precisa adotar em todos as interações. 

Ofereça condições exclusivas

Programas de fidelidade são comuns ao mercado B2C, mas também podem ser aplicadas no B2B. Se você tem clientes que priorizam os seus produtos, valorize essa preferência. Isso pode ser feito por meio da flexibilização de pagamentos ou abrindo exceções quando houver pequenos contratempos. Parcerias são construídas com base na ajuda mútua.

Promova eventos únicos

Engana-se quem pensa que eventos corporativos são apenas festas. A experiência exclusiva é a chance de você se posicionar no mercado, entre outros benefícios. Pode ser um congresso, um workshop, uma palestra, um evento gastronômico etc. Esses são ótimos momentos para você ampliar a rede de contatos, conhecer profundamente as pessoas — o que remete diretamente à dica número 1 — e ainda atrair possíveis clientes.

Conhecer e adotar as melhores práticas de atendimento é um dos requisitos básicos para alcançar o sucesso em um negócio. Pensando no cliente como ponto central das suas ações, você entende qual é o melhor caminho para chegar até ele e ser capaz de se diferenciar dos concorrentes. 

Quem não gosta de ser ouvido e de receber um atendimento exclusivo e especial? Isso possibilita a criação de conexões emocionais, o que favorece parcerias e relações comerciais. Apesar das particularidades de cada ser humano, pensar no que você mais valoriza enquanto cliente pode ser o que faltava para melhorar o relacionamento com cliente no mercado B2B, seja qual for o segmento. 

Gostou deste artigo? O que acha de continuar a visita no nosso blog e conferir como causar uma boa primeira impressão em seus clientes? Boa leitura!

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