Marketing de perfomance: você conhece?
Assim como no Marketing off line, o Marketing Digital também possui um guarda-chuva de atividades que devem ser desempenhadas em conjunto para conseguir um bom resultado.
E uma destas atividades é desenvolvida pelo Marketing de Performance. Ele é responsável pela análise dos dados que as outras áreas do digital conseguem entregar, como anúncios, adwords, mídia paga, banners, entre outras e sugerindo alterações no investimento.
O principal objetivo do Marketing de Performance é fazer o seu investimento gerar o objetivo que você precisa. Pode ser a geração de lead, aumento de visitas ao site ou até mesmo a venda finalizada.
O que o Marketing de Performance analisa? Em geral os números entregues pelos canais que você escolhe utilizar: redes sociais, buscadores, sites de mercado.
Número de impressões – que deve ser dividida por canal para entender o perfil do seu cliente. Vale lembrar que o número de impressões conta o número total de visualizações, que pode ser mais do que uma vez por usuário.
Cliques – o número de cliques num banner, anúncio ou em uma ação de e-mail marketing. Quanto maior o número, mais assertivo você está no seu objetivo. Para isso é importante criar testes A/B, que ajudam a trazer os melhores resultados.
Mídia Paga ou Orgânica – Imagine que a web seja uma avenida, com cada vez mais carros, um verdadeiro congestionamento. Andar por esta via lotada é escolher a mídia orgânica. Para conseguir um melhor caminho você pode optar pela mídia paga. Você diz para quem quer vender e as mídias direcionam seu anúncio para o público específico, como um Waze dizendo qual o melhor caminho para você seguir.
Sabendo todos os dados e partindo da premissa inicial sua agência de marketing de performance consegue orientar qual o melhor caminho, fazendo análises rápidas e assegurando que seu budget seja investido da melhor forma, o que é uma das grande vantagens do marketing digital: a agilidade para resolver problemas e aproveitar oportunidades.
Quando pensar em contratar uma agência de marketing digital, verifique sempre a área de performance, relatórios e como eles pretendem cuidar do seu investimento. Estamos vivendo na era dos dados e conhece-los é fundamental para o sucesso do seu negócio.