Marketing Sensorial: Como Prender a Atenção No Seu Evento?
Estímulos visuais, sonoros e olfativos podem aumentar o engajamento com a marca. Aprenda sobre o marketing sensorial!
Em um mundo onde o foco dura apenas alguns segundos, como garantir que seu evento conquiste a atenção do público? A resposta está no marketing sensorial, uma estratégia que estimula todos os sentidos do cliente.
Isto é, a média da atenção das pessoas hoje é de apenas 8 segundos, enquanto um peixinho dourado mantém atenção por 9 segundos. Isso segundo um estudo da Microsoft. Para piorar, se você usa qualquer dispositivo móvel, a tendência é que a desatenção aumente.
Por outro lado, ao estimular a visão, o olfato, a audição e o tato, é possível que você consiga deixar as pessoas totalmente imersas. Quer entender melhor? Continue a leitura e confira:
- O que é Marketing Sensorial?
- Por que o Marketing Sensorial é importante para eventos?
- Como otimizar o ambiente físico de eventos com o Marketing Sensorial?
- Aplique o Marketing Sensorial em eventos no Experience Lounge
O que é Marketing Sensorial?
O marketing sensorial é uma estratégia que busca envolver todos os sentidos do cliente – visão, audição, olfato, tato e paladar. A finalidade é gerar uma conexão emocional mais profunda com a marca, ao invés de apenas apresentar um produto ou serviço.
Por exemplo, em um evento corporativo, o marketing sensorial pode ser aplicado da seguinte forma:
- Visão — decoração chamativa e que represente a personalidade da marca;
- Audição — música de fundo alinhada à identidade da empresa e do que ela deseja transmitir;
- Olfato — uso de aromas específicos para estimular a memória afetiva, como a Starbucks, conhecida por usar o cheiro do café fresco moído em suas loja;
- Tato — brindes com texturas agradáveis, como sacolas de algodão ou canetas ergonômicas podem criar uma sensação de qualidade e cuidado;
- Paladar — catering personalizado, com coquetéis ou mini porções gourmet, para uma experiência completa.
Por que o Marketing Sensorial é importante para eventos?
Hoje, as pessoas focam apenas 8 segundos em algo – como um post, vídeo ou uma vitrine de loja, segundo pesquisas da Microsoft. Quer dizer, pare para pensar: quanto do conteúdo dos seus feeds e stories você realmente lembra após visualizá-los?
Neste cenário, como assegurar que seu evento capture a atenção do público e o envolva emocionalmente em até 8 segundos? A resposta está no marketing sensorial.
Para você ter uma ideia, pesquisas em neurociência mostram como ambientes cuidadosamente projetados influenciam as decisões de compra dos participantes.
Por exemplo, em um evento, a escolha de um perfume sutil no ambiente pode trazer memórias positivas. Isso incentiva os participantes a se conectarem mais com a marca. Assim, essa conexão pode se traduzir em ações concretas, como compras, inscrições ou maior fidelização.
Como otimizar o ambiente físico de eventos com o Marketing Sensorial?
É possível usar o marketing sensorial para otimizar o ambiente do seu evento. Saiba mais!
1. Escolha bem o aroma
Já reparou como o cheiro de algo pode trazer boas lembranças? Pois é, o aroma consegue criar uma conexão emocional forte com o público. Então, escolher o cheiro certo para o seu evento pode fazer toda a diferença.
Algo suave e agradável, como um cheirinho de café ou lavanda, pode criar um ambiente aconchegante e fazer os participantes se sentirem mais à vontade.
2. Pense na música ambiente para criar conexões
A música tem uma influência gigante no nosso estado de espírito, não é? Por isso, escolher a trilha sonora certa para o evento pode ajudar a engajar e emocionar o público.
Se você estiver organizando um evento para um público mais maduro, por exemplo, músicas dos anos 80 ou 90 costumam trazer conexões imediatas. A música também cria um clima mais animado ou relaxante, dependendo da sua proposta.
3. Crie uma iluminação estratégica
Uma luz suave tende a tornar o ambiente mais aconchegante, enquanto luzes vibrantes e fortes deixam a energia do evento mais animada. Isto é, cores quentes estimulam a urgência, enquanto tons mais frios trazem sensações de calma.
4. Aproveite as tecnologias emergentes
E se você quer realmente inovar, que tal usar o Metaverso para criar um ambiente virtual imersivo? Nele, você combina estímulos (se usar dispositivos de realidade virtual) para criar uma experiência para os participantes sem limitações físicas.
5. Crie senso de urgência e exposição de produtos
A disposição estratégica dos produtos faz as pessoas verem o que você quer destacar. Se tiver promoções, por exemplo, coloque essas informações em locais visíveis e com um toque de urgência para incentivar os participantes a tomarem decisões rápidas.
6. Monte um design visual que atraí
Imagens bonitas, com alta qualidade, e designs bem pensados ajudam a criar uma experiência visualmente agradável e intuitiva. As cores e fontes que você escolher devem harmonizar com o evento e com sua marca.
E, claro, se o seu evento for on-line, aproveite para criar filtros e imagens interativas que ajudem a destacar os produtos ou criar uma experiência imersiva.
Aplique o Marketing Sensorial em eventos no Experience Lounge
Como visto, o marketing sensorial pode construir uma experiência memorável. E quando a experiência é boa, é provável que o participante lembre de você e engaje com a marca no futuro.
Então, quer descobrir como aplicar essas técnicas de marketing sensorial de forma prática e personalizada no seu evento? Nosso espaço exclusivo é o lugar perfeito para você experimentar soluções inovadoras. Não perca a chance de se destacar — agende sua visita ao Experience Lounge agora mesmo!