O que é marketing institucional e como aplicá-lo na empresa?

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Ao falarmos de marketing, a ideia de vender um produto pode ser a primeira que vem à mente. No entanto, trabalhar a promoção de uma marca pode ser igualmente importante para o sucesso de uma organização. Fazer isso é possível por meio do marketing institucional.

Esse segmento do marketing tem um público-alvo amplo, que não se limita aos consumidores, mas busca alcançar também os profissionais da empresa, talentos do mercado e investidores.

Entendam com este artigo como adotar as melhores estratégias para fortalecer a imagem que sua marca tem frente aos steakholders.

Quais são as formas de fazer marketing institucional?

Ter uma marca forte se tornou o grande diferencial para empresas na atualidade. Com a ampla concorrência em todos os setores do mercado, é preciso se destacar, fazendo com que a organização seja lembrada pelas pessoas como sinônimo de boas experiências e valores positivos.

Entretanto, nem só de consumidores se compõe o alvo do marketing institucional. Gerar valor frente ao público interno é um passo fundamental para se estabelecer como referência no mercado, afinal, colaboradores são os primeiros clientes e podem se tornar grandes representantes da empresa na sociedade.

Uma das formas de investir em marketing institucional é por meio do marketing interno, também conhecido como endomarketing. Essa linha trabalha diretamente a comunicação interna, a valorização dos profissionais e o engajamento deles com a corporação.

Já as técnicas de employer branding se concentram em fortalecer a marca empregadora frente a profissionais do mercado, que eventualmente podem ser atraídos para atuar na empresa.

Outro caminho são as estratégias de marketing social e cultural, que visam atrelar à imagem da empresa maior responsabilidade com a sociedade e incentivo à cultura.

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Como implementar estratégias de marketing institucional?

Separamos abaixo algumas dicas de como vocês podem implementar o marketing digital de forma efetiva por meio de algumas ações. Confiram a seguir.

Fortalecimento da cultura organizacional

Moldar uma cultura sólida é o primeiro passo para agregar valor à imagem da empresa. A cultura organizacional é moldada pelos valores compartilhados, pela missão instituída, pelos códigos de comportamento e políticas internas.

É fundamental que a empresa tire a cultura organizacional do papel e a leve para suas práticas diárias e relações com clientes, investidores e colaboradores. O impacto será sentido tanto internamente, com um clima organizacional mais harmônico e colaboradores mais engajados, quanto externamente, com a organização sendo reconhecida por seus valores.

Valorização de profissionais

O engajamento de colaboradores é um bem precioso que a organização precisa obter. Os resultados desse processo vão muito além de aumento da produtividade. Por isso, estratégias de valorização como benefícios e programas de desenvolvimento são fundamentais.

Profissionais motivados e alinhados ao propósito comum desenvolvem maior fidelidade à empresa, se tornando porta-vozes da marca no ambiente externo. Isso é positivo tanto para atração de clientes quanto de novos talentos.

Investimento na imagem da empresa

Muitas organizações acabam não se preocupando com a forma como são vistas pelo público em geral. Realizar pesquisas internas e externas são uma boa maneira de entender como a imagem da marca tem sido percebida.

Para trabalhar a imagem da corporação, deve-se investir em campanhas institucionais, que foquem menos em produtos e mais na marca como um todo e os valores que a empresa quer transmitir.

O marketing institucional é uma ferramenta fundamental para gerar valor para uma marca ao transmitir conceitos sólidos para o público interno e externo.

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